Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

17.05.2013 - 20º Concurso "Histórias do Trabalho"

Informações:
a) Concurso de Histórias Verdadeiras, Histórias Inventadas, Poesia, Ensaio Acadêmicos (hqs/cartum e fotografias)
b) Inscrições pessoalmente OU pelos correios OU pelo site

Premiação:
I) Publicação em antologia (10% dos exemplares para os autores)

Prazo: 17 de Maio de 2013


Fonte:
http://coordenacaodolivro.blogspot.com.br/2013/04/abertas-as-inscricoes-para-o-concurso.html


Organização:
Prefeitura de Porto Alegre - Secretaria Municipal de Cultura
Coordenação do Livro e Leitura

Contato e Dúvidas:
cll@smc.prefpoa.com.br


Regulamento:
1. INSCRIÇÕES:
1.1. Gratuitas e abertas ao público em geral.
1.2. Período: de 01 de abril a 17 de maio de 2013.
1.3. Cada participante poderá se inscrever com apenas 01 trabalho em cada uma das seguintes categorias: Histórias Verdadeiras, Histórias Inventadas, Poesia, Ensaio Acadêmico e Histórias em Quadrinhos/Cartum; e com 03 trabalhos na Categoria Fotografia.
1.4. As inscrições podem ser feitas de três formas:
1.4.1. INSCRIÇÃO NA CLL: cada candidato deverá entregar 04 (quatro) cópias de cada trabalho inscrito e trazer os dados para preencher sua ficha de inscrição (anexo 1). No caso das Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, será entregue apenas um exemplar de cada trabalho e os dados de identificação exigidos na ficha de inscrição (anexo 1). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Livro e Literatura (Av. Erico Verissimo, 307 – Bairro Menino Deus. Porto Alegre - RS).
1.4.2. INSCRIÇÃO PELO CORREIO: cada candidato deverá enviar 04 (quatro) cópias de cada trabalho inscrito e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). No caso das Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, será enviado apenas um exemplar de cada trabalho e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). A postagem deverá ser efetuada até o dia 11 de maio (será considerada a data do carimbo dos Correios), para o seguinte endereço: Concurso Histórias de Trabalho - Coordenação do Livro e Literatura. Av. Erico Verissimo, 307. Bairro Menino Deus. Porto Alegre – RS. CEP: 90160-181
1.4.3. INSCRIÇÃO PELA INTERNET: cada candidato deverá enviar o arquivo (formato WORD ou PDF) de cada trabalho inscrito e preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site da Prefeitura de Porto Alegre. Essa modalidade de inscrição não contempla as Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinho/Cartum. As inscrições só poderão ser feitas até às 18h (horário de Brasília) do dia 17 de maio, depois desse horário, o acesso será bloqueado. Os trabalhos inscritos no site serão impressos pela Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre).

Site para inscrição:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=171

1.5. No trabalho, deverão constar apenas o título e a Categoria em que o trabalho deve ser inscrito. Após a inscrição, a equipe da Coordenação do Livro e Literatura os identificará pelo número de inscrição. Não serão aceitos trabalhos com o nome ou com o pseudônimo do autor.
1.6. Os trabalhos inscritos deverão ser inéditos (não publicados em nenhum veículo impresso ou eletrônico), com exceção das Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, cujos trabalhos não selecionados na edição anterior deste Concurso, podem ser reinscritos no ano seguinte.
1.7. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos e passarão a constituir o acervo do concurso.
1.8. A seleção dos trabalhos inscritos implica na automática autorização do autor, para publicação e distribuição do livro Coletânea Histórias de Trabalho 2013.
1.9. A lista dos trabalhos inscritos (número de inscrição, título e categoria) será publicada no Diário Oficial
de Porto Alegre.
1.10. É vedada a participação dos funcionários em atividade da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, conforme a Lei Complementar Nº 133/85 - Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre. Estão incluídos neste impedimento os cargos em comissão (CCs), os estagiários, os funcionários terceirizados e os funcionários de autarquias. Funcionários aposentados podem participar.
1.11. Os trabalhos que não obedecerem às normas acima estabelecidas serão automaticamente desclassificados.

2. CATEGORIAS:
2.1. Histórias Verdadeiras: São textos que trazem as memórias do trabalhador. O autor poderá contar a sua história ou narrar algo que tenha tomado conhecimento. Os textos não deverão ultrapassar o limite de 10 páginas digitadas (fonte 12, folha tamanho A4) ou 15 manuscritas (folha tamanho A4).
2.2. Histórias Inventadas: Concorrem contos que tem como tema central ou como cenário uma situação de trabalho. As histórias não deverão ultrapassar o limite de 10 páginas digitadas (fonte 12, folha tamanho A4) ou 15 manuscritas (folha tamanho A4).
2.3. Poesia: retrata o mundo do trabalho através da linguagem poética. Não há limite de versos ou páginas (folha tamanho A4).
2.4. Ensaio Acadêmico: Textos originários de dissertações, teses, monografias e/ou pesquisas de cunho analítico e acadêmico sobre questões relativas ao trabalho no Brasil. Os textos deverão ser, obrigatoriamente, digitados em folha de papel A4, no formato vertical, com limite de 35 páginas, em fonte 12 (Arial ou Times New Roman) e fonte 10 para as citações longas e notas de rodapé, espaçamento de linha 1,5 (Normas da ABNT).
2.5. Histórias em Quadrinhos/Cartum: Deverão abordar o tema trabalho, não podendo ultrapassar 4 páginas.
2.6. Fotografia: São fotografias de cenas de trabalho. Não há especificação no que diz respeito ao tamanho da foto e podem ser colorida ou P&B.
2.6.1. As fotos selecionadas em que apareçam pessoas identificáveis só serão publicadas com autorização do fotografado. A apresentação da referida autorização é de responsabilidade exclusiva do autor.
2.6.2. Se não for possível a autorização escrita da pessoa fotografada, o autor deverá apresentar uma justificativa, por escrito, à Comissão Organizadora do concurso, que aceitará ou não, com base na legislação em vigor. Em caso positivo, o autor responsabiliza-se, automaticamente e exclusivamente, por eventuais indenizações decorrentes ou pelo seu ressarcimento.
2.6.3. É vedada fotografia de criança e adolescente, em face da proibição de exploração do trabalho do menor, nos termos do art. 7°, XXXIII da Constituição da República/1988.

3. SELEÇÃO
3.1. Os trabalhos, resguardado o anonimato dos autores, serão julgados por 18 jurados, especialistas em literatura, artes visuais e representantes do movimento sindical e popular, que receberão, cada um, o cachê no valor de R$ 500,00, (Quinhentos Reais) que correrão por conta da dotação 1003-2429339036.
3.2. A Comissão de Seleção terá como critérios gerais: a criatividade, o ineditismo e a qualidade do trabalho, seja do ponto de vista estético ou de normas da língua.

3.2.1. Os critérios específicos em cada categoria serão:

Histórias Inventadas e Histórias Verdadeiras:
a) fidelidade ao tema proposto (o trabalho);
b) clareza ao comunicar a história;
c) diversidade dos temas/ofícios;
d) interesse para o leitor (seja pela situação contada ou pelo modo como narrada)
e) qualidade do texto (ortografia, normas da língua oral e escrita, estilo).

Ensaio Acadêmico (textos oriundos de dissertações, teses, monografias e/ou pesquisas de cunho analítico e acadêmico sobre questões relativas ao trabalho no Brasil):
a) fidelidade ao tema proposto (o trabalho);
b) clareza ao dissertar sobre o tema;
c) correto embasamento teórico;
d) interesse para o leitor;
e) qualidade do texto (ortografia, normas da língua oral e escrita, estilo).

Poesia
a) fidelidade ao tema proposto;
b) criatividade;
c) ineditismo
d) qualidade do texto (ortografia, normas da língua oral e escrita, estilo).

Histórias em Quadrinho e Cartum e Fotografia
a) fidelidade ao tema proposto;
b) criatividade;
c) ineditismo;
d) qualidade estética.

3.2.2 A Comissão Julgadora atribuirá a cada trabalho pontuação na escala de 1 a 5 para cada critério supracitado, sendo que a nota mínima, 1, deverá ser atribuída ao critério que menos se adequar aos objetivos deste concurso e a nota máxima, 5, àquele que melhor se adequar ao mesmo. Os selecioandos serão aqueles que atingirem os maiores valores no somatório de pontos.

3.2.3 As pontuações não serão divulgadas. A decisão do Júri é soberana e estará alicerçada pelos critérios que balizam sua escolha.
3.2.4 Os textos deverão ser, obrigatoriamente, digitados em folha de papel A4, no formato vertical, com limite de 35 páginas, em fonte 12 (Arial ou Times New Roman) e fonte 10 para as citações longas e notas de rodapé, espaçamento de linha 1,5 (Normas da ABNT).”Categoria Poesia:“Poesia: retrata o mundo do trabalho através da linguagem poética. Não há limite de versos ou páginas (folha tamanho A4).”

4. PREMIAÇÃO:
4.1. Os trabalhos selecionados, nas seis modalidades, serão premiados com a publicação no livro Coletânea Histórias de Trabalho – 2013.
4.1.1.Dez por cento (10%) do total da tiragem da 1ª edição livro Coletânea Histórias de Trabalho – 2013, será dividido entre os autores selecionados, como cota de autor, em partes iguais, a título de pagamento de direitos autorais.
4.2. Serão selecionados para integrar o livro Coletânea Histórias de Trabalho 2013: 10 (dez) Histórias Verdadeiras, 10 (dez) Histórias Inventadas, 10 (dez) Poesias, 01 (hum) Ensaio Acadêmico, 05 (cinco) Histórias em Quadrinhos/Cartum e 10 (dez) Fotografias.
4.3. A comissão organizadora não se responsabiliza por problemas de revisão de dados cadastrais cuja ficha de inscrição não apresente as informações completas.
4.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
OBS: As fotos e textos enviados serão usadas, única e exclusivamente, para divulgação do evento em jornais, revistas, sites que se interessarem em divulgar jornalisticamente o concurso, em exposições, e num possível livro a ser editado com as melhores imagens. Os trabalhos não farão parte de qualquer tipo de banco de imagens para comercialização nem serão utilizadas com fins de publicidade, a não ser com autorização por escrito de seus autores, detentores dos direitos patrimoniais e morais sobre a obra.

5. RECURSOS:
5.1. Os interessados poderão impugnar este Edital/Regulamento até 5 dias úteis antes da abertura das inscrições, com base na Lei 8666/93, artigo 41. Os pedidos de impugnação devem ser protocolados na Coordenação do Livro e Literatura (haverá formulário específico a ser preenchido no local), mesmo endereço das inscrições. Perderá o direito de impugnar o presente Regulamento quem não o fizer no prazo previsto. Os inscritos, portanto, estarão, automaticamente, em concordância com os termos deste Regulamento.
5.1.2. Da decisão da Comissão que inabilitar as inscrições apresentadas, em razão de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido, caberá recurso administrativo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no DOPA e protocolados na Coordenação do Livro e Literatura. O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.

6. CRONOGRAMA DA 19ª EDIÇÃO DO CONCURSO:
6.1. Inscrições: de 01 de abril a 17 de maio de 2013.
6.2. Seleção: primeira quinzena de agosto de 2013.
6.3. Divulgação do resultado: segunda quinzena de agosto de 2013.
6.4. Lançamento do livro: em dia a confirmar, durante a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre.

6. INFORMAÇÕES:
6.1. Informações sobre o concurso poderão ser obtidas através dos telefones (51) 3289 8071/ 3289 8072 / 3289 8074, do e-mail: cll@smc.prefpoa.com.br ou pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/smc


Coordenação do Livro e Literatura
Centro Municipal de Cultura,
Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
(Av. Érico Veríssimo, 307. CEP: 90160-181)

Porto Alegre, 27 de março de 2013.

Roque Jacoby
Secretário Municipal da Cultura


Download do Regulamento e Ficha de Inscrição:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/default.php?reg=402&p_secao=184

Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)