Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Nota do Editor - Concursos Literários nos tempos da pandemia

Prezadas e prezados,

Neste período de isolamento social, houve crescimento significativo no número de acessos ao blog. Indicando não apenas que há mais pessoas trabalhando de casa e com mais tempo para realizar suas buscas pela internet, mas também que há mais pessoas buscando a possibilidade de obter algum tipo de retorno financeiro através de suas obras de caráter cultural e artístico. E isso era esperado em meio a um cenário de crise social e econômica, neste momento em que as atividades de produção intelectual e cultural foram relegadas a um segundo (ou terceiro) plano.

No entanto, o que surpreende positivamente é que multiplicam-se também as iniciativas de pessoas e instituições que estão dispostas a incentivar e fomentar a criação literária, a livre expressão artística e até mesmo ajudar-nos todos a superar este momento de crise, seja através da catarse artística, das oportunidades de publicação ou da oferta de prêmios em dinheiro.
Gráfico que apresenta número de concursos e seleções literárias em cada mês, de janeiro a julho, de 2015 a 2020
Fonte: Blog Concursos Literários

Como vocês podem notar pelo gráfico (https://bit.ly/grafico-CL-2015a2020), os concursos e seleções seguiam na média até fevereiro de 2020. Em março e abril, o número ficou mais próximo dos meses "mais produtivos" dos últimos anos. Enquanto em maio e junho, descolou-se completamente da média, destacando-se o total de 44 (quarenta e quatro) concursos e seleções literárias divulgadas por este blog no mês de Junho. Em julho, por enquanto, está apenas acima da média, mas ainda há muito mês até o dia 31.

Cabe destacar que cada concurso e cada seleção representam uma instituição ou um grupo de pessoas que, em meio a uma pandemia, entre tantas incertezas e dificuldades, entre o luto e a luta, estão se dedicando para, de alguma forma, estimular a criação literária, fomentar a leitura e criar oportunidades de publicações e trocas de experiências.

Agradeço a todas essas pessoas e instituições que estão se desdobrando para abrir horizontes, para pensarmos além das crises diárias que estamos vivendo agora.

--

Sem nunca esquecer do mais importante:
Muita força para todas e todos que estão lidando com a perda de amigos ou familiares.
Cuidem-se e cuidem dos seus.



Abraços,
Rodrigo Domit
Editor do blog

Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)