23 de dezembro de 2011

Boas Festas!


Desejamos boas festas aos leitores, amigos e parceiros do blog Concursos Literários. No ano que vem retornaremos com algumas novidades, com mais sorteios de antologias e com muitos editais e resultados!

Aproveitamos esta data para fazer uma singela homenagem aos nossos amigos da comunidade Concursos Literários do orkut, onde estão as raízes deste site.


A comunidade foi criada por alguém, não sabemos quem - ninguém sabe, em 2005. Naquele mesmo ano, ela foi repassada para o escritor Angelo Pessoa. Algum tempo depois, a  comunidade foi repassada a Thaty Marcondes, Zulmar Lopes, Tatiana Alves e Thiago de Paula. Entre chegadas e partidas, Carlos Bruni, Henriette Effenberger e Cris Dakinis também assumiram a moderação; E cada um teve sua importância na constituição das regras que garantem a organização e a boa convivência na comunidade.

Sem o trabalho de cada um dos citados acima, é provável que a desorganização e os atritos, comuns em qualquer espaço público, acabassem por abalar as estruturas. No entanto, a maior força da comunidade é o companheirismo - todos ali estão dispostos a colaborar uns com os outros pelo crescimento do grupo e dos indivíduos que o compõem. Podemos citar, além dos que já foram lembrados: Simone Pedersen, Geraldo Trombin, Edelson Nagues, Cássia Geraldo, Edweine Loureiro, André Kondo, Edgley Silva Gonçalves, Alex Gomes, Lilly Araújo, Nina Barroso, Walther Moreira Santos, Whisner Fraga, João Paulo Parísio, João Paulo Hergesel, Éder Rodrigues, Ivone Marques, Éder Ferreira... e outros tantos (são mais de 7000 membros)


Aos que não sabem sobre os laços entre a comunidade e este blog, deixamos aqui um breve relato:

Desde 2007 o Rodrigo Domit colaborava na organização dos tópicos de concursos do mês - uma ideia que havia sido colocada em prática pela Thaty Marcondes naquele mesmo ano. Em maio de 2011, ele criou este blog, em parceria com o Sérgio Bernardo - que também é membro da comunidade. A ideia tinha como base o abandono do orkut e a facilidade de integração entre um blog e as redes sociais mais populares nos dias atuais: Facebook e Twitter. Após conversas com a moderação da comunidade, ficou definido que os espaços seriam independentes, mas que manteríamos os laços de apoio e divulgação mútua. É por estes laços de fraternidade que hoje - em uma data que sempre remete à família - fazemos uma singela homenagem à comunidade e aos seus membros...


Feliz Natal e um 2012 repleto de premiações, cerimônias e lançamentos de livros!