Publicidade e Transparência

Os autores-leitores deste blog podem surpreender-se hoje com uma novidade: um banner com publicidade.

Tendo sempre optado por uma relação transparente com os autores-leitores deste blog, sinto-me responsável por prestar os esclarecimentos abaixo:

Eu sou graduado em publicidade, mas, ironicamente, sou avesso à publicidade em si e ao seu entorno. Por essa visão, mesmo tendo gasto de tempo (esse o mais relevante, pois nunca mais volta) e dinheiro com este blog (impressão de cartões de visita, viagem para representar o blog em eventos, conexão quando estou em viagem, etc), não havia pensando em utilizar este projeto como ferramenta para, de algum modo, cobrir parte do que é direta ou indiretamente investido nele.

Muitos leitores, amigos e parceiros já haviam me questionado sobre buscar um patrocinador para o blog, o que refutei por receio de ter uma ou outra exigência que me fosse demasiado burocrática ou inviável (como o registro de uma empresa ou aprovação em lei de incentivo para depois poder negociar ou captar recursos).

Outros haviam me questionado sobre colocar publicidade, através de ferramentas oferecidas pela própria plataforma de publicação que utilizamos - o blogspot, o que refutei por não ter como selecionar quais anúncios entram e quais ficam de fora. Imaginem só, por exemplo, se barramos um concurso ou editora do blog, por não se enquadrar em nossa política editorial, mas a ferramenta automática, ao analisar pela repetição de palavras nosso conteúdo, decide que o anúncio daquele certame ou editora enquadra-se perfeitamente ao nosso público. Seria complicado, não?

Ainda um tanto receoso, comecei a mudar de opinião após conhecer a Lomadee, patrocinadora do Prêmio Top Blog. A empresa faz a intermediação entre quem publica conteúdo e grandes anunciantes. Ao me cadastrar para conhecer as ferramentas, notei que era possível escolher quais anunciantes seriam exibidos na sua página e, entre um número grande de empresas, separei quatro que vendem livros, o único produto que faz sentido divulgarmos por aqui. Por enquanto, contamos com um banner no topo e outro no fundo deste blog, de forma a ocupar espaço de destaque, mas sem prejudicar nosso conteúdo. No futuro, outras empresas podem ocupar estes ou outros espaços - sempre priorizando o conteúdo que oferecemos e um design bem limpo. Caso os anúncios, que são atualizados pelas empresas, tornem-se menos voltados à literatura, não hesitaremos em removê-los.


Espero que entendam esta decisão, que vem sendo amadurecida desde o final do ano passado. Mas, de toda forma, eu e toda a equipe estamos sempre abertos ao contato de cada um dos autores-leitores que colabora na construção e crescimento deste espaço.


Abraços,


Rodrigo Domit
Editor do blog