Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Nota do Editor - Carta aberta ao novo governo do Brasil

Infelizmente, a Secretaria de Cultura não tomou nenhuma ação nos últimos anos para tornar realidade a Política Nacional do Livro (Lei 10.753/2003), que prevê desde 2019,  no inciso VI do Art. 13, o estímulo à realização de concursos literários regionais.

Espero que esta seja uma entre as prioridades do Ministério da Cultura para 2023, pois não se abrem muitas oportunidades para a revelação de novas e novos escritores, bem como para o reconhecimento à obra de autoras e autores que começaram a produzir literatura com mais idade (por vezes, confunde-se novos autores com jovens autores, o que exclui esta parcela do público) e também ao reconhecimento daqueles que já possuem uma trajetória literária consolidada.


Aproveito o ensejo para destacar que este projeto aqui, o https://linktr.ee/concursosliterarios assume um papel de triagem e divulgação de concursos e seleções literárias que também poderia ser realizado por órgãos e projetos do Estado, para além do governo. Cito como exemplo o trabalho desenvolvido pelo Diretório Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) de Portugal: http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/premios/PremiosaDecorrer/Paginas/PremiosaConcurso.aspx.

Hoje, o blog Concursos Literários preenche um vácuo de políticas públicas e de iniciativas das mídias tradicionais e do mercado editorial, através do voluntariado e do empenho dos indivíduos envolvidos. Mas eu acredito que este tipo de iniciativa deveria ser institucional e ter continuidade para muito além do meu fôlego.


Por fim, desejo boa sorte e bons ventos ao novo governo, que assume com promessas de união e reconstrução. E coloco-me à disposição, enquanto voluntário, para colaborar na troca de ideias e na articulação de iniciativas relacionadas aos concursos literários, ao incentivo à produção literária e à leitura.



Cordialmente,
Rodrigo Domit

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.05.2024 - 33º Concurso de Contos Paulo Leminski (@ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)