20 de julho de 2012

30.07.2012 - Olhares sobre o Patrimônio Fluminense 2012

Informações:
a) Concurso de Poesias (e Fotografias)
b) Com temas (ler edital)
c) Voltado a residentes no estado do Rio de Janeiro
d) Inscrição pelo site

Premiação:
I) Publicação em coletânea e exibição dos selecionados

Prazo: 30 de Julho de 2012


Fonte:
http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/formularioSFP/sfp/chamada.php


Organização:
Semana Fluminense do Patrimônio

Contato e Dúvidas:
olharespatrimonio@gmail.com


Regulamento:
O Concurso Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense 2012” é destinado à população fluminense em geral, na condição de amadores em ambas as modalidades abaixo.
• Modalidades:
- Fotografia ou Poesia

• Temas:
- Memórias das águas
Este tema inclui todo e qualquer elemento (material ou imaterial) que tenha relação com o patrimônio cultural marítimo, fluvial e lacustre fluminense, desde as embarcações; os portos e cais de atracação; as estações de barcas e gares marítimas; os estaleiros; os faróis; os reservatórios, aquedutos e chafarizes; os objetos relacionados, a vida e o trabalho que acontece nesses ambientes; o artesanato e o modelismo naval; as práticas da navegação, da pesca e suas tradições.
- Registros de Fé
Este tema inclui todo e qualquer elemento (material ou imaterial) que tenha relação com o patrimônio religioso fluminense, desde as edificações (igrejas, capelas, paços, casas paroquiais, templos, terreiros de candomblé etc.); o trabalho e a vida que acontece nesses ambientes; o mobiliário, objetos e vestuário relacionados; as manifestações de fé; os rituais, as práticas e as festas religiosas.
- Lendas e rendas
Este tema inclui todo e qualquer elemento (material e imaterial) que tenha relação com o folclore e o artesanato fluminense, desde as manifestações e os rituais folclóricos; o vestuário e os adereços relacionados; os lugares tradicionais de manifestações folclóricas; o trabalho e a vida nesses ambientes; as práticas de artesania; o artesanato tradicional em suas diversas expressões; os instrumentos, as ferramentas e os objetos relacionados à produção do artesanato tradicional.

• Categorias:
- INFANTIL: até 12 anos de idade
- JUVENIL: de 13 a 18 anos de idade
- ADULTO: a partir de 19 anos

INSCRIÇÕES:
1. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas em formulário on line disponível no site da II Semana Fluminense do Patrimônio 2012 (www.patrimoniofluminense.rj.gov.br), com campo para anexar o trabalho inscrito atendendo as características especificadas nos itens 7 (para modalidade de fotografia) e 8 (para modalidade de poesia);
2. Será aceita apenas 1 (uma) inscrição de cada participante em cada um dos temas (Memórias das águas, Registros de Fé e Lendas e rendas) de cada uma das modalidades (fotografia e poesia). Mais de uma inscrição implicará na desclassificação automática do candidato no concurso.
3. O prazo para inscrição encerra do dia 30 de julho de 2012. Após essa data, o acesso ao formulário de inscrição on line será bloqueado. Se por ventura o sistema aceitar o ingresso de inscrição, a mesma não será considerada válida após a data estipulada acima;
4. Consultas e confirmação da inscrição podem ser feitas pelo e-mail
olharespatrimonio@gmail.com;
5. Serão descartadas as obras que não se enquadrem nas modalidades e temas propostos
neste edital;
6. As obras inscritas devem ser inéditas. Entende-se como inédita a obra (fotografia ou poesia) nunca antes publicada em qualquer veículo, seja impresso ou eletrônico (sites, blogs, etc.);
7. As obras inscritas na modalidade “Fotografia”:
a. podem ser coloridas ou em preto e branco;
b. não devem apresentar qualquer tipo de montagem;
c. devem ser em formato digital (jpeg) na resolução mínima de 300 dpi e ser
anexadas em campo específico no formulário de inscrição;
d. devem ter seus arquivos (a serem anexados no formulário de inscrição) nomeados com o título da fotografia sem espaços, evitando-se caracteres especiais como ?, !, #, @ etc.
8. As obras inscritas na modalidade “poesia”:
a. podem ser poesias ou trovas;
b. devem ser digitadas, em Língua Portuguesa, diretamente no formulário de inscrição disponível em campo específico e ter no máximo 14 (quatorze) versos (linhas), contendo no máximo 45 toques cada verso. Leia-se toque qualquer tecla acionada no teclado no ato da digitação do texto: pontuação, espaço, etc.
c. no campo supracitado, além da poesia ou trova, deve ter o título e NÃO ter identificação do autor, que deverá ser feita apenas no campo onde essa informação é solicitada no formulário de inscrição. A falta do título e/ou a identificação do autor no mesmo campo de digitação da poesia ou trova implica em desclassificação;
9. Todo autor, ao inscrever sua foto para participar deste concurso, assume, particular, pessoal e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, relacionada com animais e/ou objetos e/ou pessoas retratadas, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da imagem inscrita, excluindo de tais responsabilidades seus organizadores, patrocinadores e qualquer órgão de imprensa ou de divulgação vinculados à promoção do concurso.

JULGAMENTO E RESULTADO
1. A Comissão Organizadora II Semana Fluminense do Patrimônio 2012 designará um júri com número ímpar (3 ou 5) de pessoas para cada modalidade (poesia e fotografia). Essas pessoas deverão ser representativas da área de patrimônio cultural e das áreas específicas conforme modalidade (fotografia e poesia). Cada Júri terá um coordenador dos trabalhos que não terá direito a voto.
2. Os júris escolherão as 3 melhores obras de cada modalidade/tema/categoria,
classificando-as em 1o, 2o e 3o lugar, podendo, ainda, atribuir menção honrosa;
3. Serão utilizados como critérios para premiação: vinculação ao tema e cuidado com a
técnica;
4. A decisão do Júri é soberana e estará alicerçada por critérios que balizem sua escolha
tanto pela originalidade quanto pela qualidade técnica e artística.
5. As obras inscritas também receberão voto popular que deverá ser feito pela internet no site da II Semana Fluminense do Patrimônio 2012 (www.patrimoniofluminense.rj.gov.br) a partir de 03 de agosto de 2012.
6. No voto popular, cada pessoa poderá escolher apenas 1 (uma) obra de cada
modalidade/tema/categoria.
7. Serão ao todo 54 (cinquenta e quatro) obras selecionadas pelos júris e 18 obras
escolhidas por voto popular;
8. Os resultados serão divulgados através do site da II Semana Fluminense do Patrimônio
2012 (www.patrimniofluminense.rj.gov.br) a partir do dia 24 de agosto de 2012;

PREMIAÇÃO
1. Todas as obras inscritas integrarão exposição virtual no sítio da II Semana Fluminense do Patrimônio 2012 (www.patrimoniofluminense.rj.gov.br), após o encerramento das inscrições do concurso;
2. As obras selecionadas pelos júris e pelo voto popular serão premiadas com:
a) referência à classificação na exposição virtual supracitada, após a divulgação dos
resultados;
b) edição de publicação virtual e impressa, a ser lançada durante a edição de 2013
da Semana Fluminense do Patrimônio;
c) uma cota de 5 unidades da publicação impressa supracitada, após o lançamento
da mesma, em agosto de 2013;
d) veiculação das fotografias e poesias na divulgação da edição de 2013 da Semana
Fluminense do Patrimônio;
e) certificado com registro da classificação (1o, 2o e 3o lugar; menção honrosa e voto
popular).
3. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de agosto de 2012, durante o encerramento do II Encontro do Patrimônio Fluminense 2012, na cidade de Vassouras/RJ, em local e horário a ser informado pelo site da Semana Fluminense do Patrimônio (www.patrimoniofluminense.rj.gov.br) na programação do evento.

DISPOSIÇÕES GERAIS
1. É vedada a inscrição de quaisquer membros da organização do concurso e das comissões julgadoras;
2. Os autores de todas as obras inscritas autorizam as instituições organizadoras da II Semana Fluminense do Patrimônio 2012 a utilizá-las em material de caráter educacional, cultural e de divulgação, relacionado ao evento (site, perfis das redes sociais, folheteria, painéis e outros materiais de divulgação a serem utilizados em futuras edições da Semana); 3. Caso os vencedores não possam estar presentes na cerimônia de premiação, poderão indicar um representante. 4. A inscrição dos trabalhos neste concurso implica conhecimento integral dos termos do presente Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da II Semana Fluminense do Patrimônio 2012.