08.07.2011 - 10º Concurso Infanto-Juvenil de Haicai

08 de Julho de 2011

Informações:
a) Concurso de Haicais
b) Para Estudantes com até 15 anos
c) O envio deve ser feito pelas escolas


Fonte:


Regulamento:
O Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai no Brasil, promove o 10º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças brasileiras.

Quem pode participar
Alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 15 anos.

Condições para participação
Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria.
Tire tantas cópias quantas necessárias do formulário de inscrição e utilize o verso da folha para escrever o haicai e fazer a ilustração. Trabalhos que vierem com o formulário grampeado serão excluídos, pois dificultam o manuseio por parte dos avaliadores.
Não serão aceitos os trabalhos apresentados sem a assinatura do participante e do responsável (pode ser o professor ou a professora).

Tema
Tendo em vista a grande extensão territorial do país, com usos e costumes variados e típicos de cada região, e visando o enriquecimento mútuo por meio da troca de informações entre os praticantes, o tema para o 10º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil será Pratos Típicos.

Encerramento do Concurso (prazo)
O concurso encerrar-se-á no dia 08 DE JULHO DE 2011, valendo como prova de cumprimento de prazo, o carimbo dos Correios.

Para onde enviar
10º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil
A/C Teruko Oda
Estrada de Santana, 1659 - Caucaia do Alto
06723-100 - Cotia, SP

Premiação
Serão conferidos certificados de participação (diplomas) aos autores dos dez melhores trabalhos e seus respectivos professores. A critério da comissão julgadora, poderão ser conferidos certificados também aos selecionados na categoria Menção Honrosa, se houver.
O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta, a partir do dia 22 de agosto de 2011, no site http://www.kakinet.com/concurso.

Comissão julgadora
Os poemas serão avaliados por uma comissão formada por membros do Grêmio Haicai Ipê, tendo como coordenadora a professora Teruko Oda (teruko.oda@uol.com.br).

Formulário de Inscrição

IMPORTANTE
Os trabalhos devem ser recolhidos e enviados pelas escolas. Não serão aceitas inscrições individuais remetidas pelos alunos.
Escolas que enviarem mais de um trabalho por aluno serão desclassificadas.
Favor informar, com clareza, o endereço eletrônico (e-mail) da escola ou do(a) professor(a) responsável para agilizar os contatos e a troca de informações.


Organização:


Outros Dados:
Abra o formulário de inscrição, imprima em papel sulfite branco tamanho A4 e, se achar mais econômico, imprima apenas um original e tire tantas cópias xerox quantas forem necessárias. Não é necessário imprimir colorido.

Sugestão aos professores que irão desenvolver o trabalho de orientação:
- iniciar a abordagem tendo por eixo o tema geral, relacionando-o a festas típicas e época do ano em que acontecem;
- junto com os alunos, pesquisar e catalogar os temas/kigos relacionados com as festas;
selecionar, respeitando a preferência da maioria, os mais populares e fáceis de serem vivenciados;
- fazer uma lista dos kigos selecionados para serem trabalhados em sala de aula.
deixar para o aluno a escolha de seu próprio tema/kigo.
- ajude o aluno a descobrir um momento especial relacionado ao prato ou comida, utilizando todos os sentidos: o cheiro (olfato), o sabor (paladar), a textura, a forma, o colorido - quente, frio, espesso, líquido, gelado, os ingredientes (tato, visão). Alguns temas podem também ser trabalhados aliados a sons (audição), como por exemplo: pipoca estourando na panela e o ovo de páscoa quando sacudido ou o peculiar farfalhar do papel.
- valem também alguns kigos de conhecimento geral, embora não pertençam à categoria 'pratos típicos'. Por exemplo: sorvete, picolé, raspadinha, gelinho, caranguejada, (comumente consumidos no verão); bacalhoada, ovo de Páscoa, pamonha, curau (outono); quentão, vinho quente, canjica, bolo de fubá, pipoca (inverno).