26 de março de 2012

Resultado - Prémio Literário Aldónio Gomes (Portugal)

Armando Nascimento Rosa conquista Prémio Literário Aldónio Gomes

O Prémio Literário Aldónio Gomes 2012, promovido pela Universidade de Aveiro (UA), através do Departamento de Línguas e Culturas, foi atribuído à obra "Duas peças com História(s)", que engloba duas peças de teatro do dramaturgo Armando Nascimento Rosa, na categoria Teatro. Ao Prémio concorreram 196 trabalhos.

O júri, presidido por Carlos Morais, Professor do Departamento de Línguas e Culturas da UA, recebeu 196 originais, oriundos de Portugal, Brasil, Moçambique. Vinte e um originais foram relativos à categoria Romance, seis à categoria Ensaio, 79 à de Conto, 76 à de Poesia e 14 à de Teatro.

O autor de "Duas peças com História(s)", texto escolhido por unanimidade pelo júri do Prémio, é um dos dramaturgos portugueses vivos mais representados, desde a sua estreia cénica no Centro Cultural de Belém, com "Lianor no país sem pilhas", encenada por João Mota, obra distinguida com o Prémio Revelação Ribeiro da Fonte, em 2000. De entre as peças encenadas e/ou publicadas de Armando Nascimento Rosa, contam-se títulos como: "Antígona gelada" (2008); "Cabaré de Ofélia" (2007); "O eunuco de Inês de Castro" (2006); "Maria de Magdala" (2005); "O túnel dos ratos" (2004); "Um Édipo" (2003); "Audição – com Daisy ao vivo no Odre Marítimo" (2002); e "Espera Apócrifa" (2000). Várias peças suas estão traduzidas e publicadas em livro em inglês e em castelhano e foram alvo de encenação e/ou leitura encenada em Madrid, Londres, Nova Iorque, e Zurique. Armando Nascimento Rosa nasceu em Évora, em 1966.


Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Lembre-se de que nós apenas divulgamos os editais e regulamentos dos concursos literários. Dúvidas devem ser encaminhadas aos organizadores de cada concurso.

* Sempre que recebemos ou encontramos um resultado, publicamos imediatamente. Portanto, se um resultado não está publicado é porque não temos qualquer informação sobre o mesmo.