Notícia - MinC lança segunda etapa da campanha 'Leia Mais, Seja Mais'

PublishNews - 02/08/2012 - Iona Teixeira Stevens

Campanha deve receber R$ 373 milhões do ministério em 2012

A ministra Ana da Hollanda e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, lançam nesta quinta-feira a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais. A campanha faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e receberá R$ 373 milhões do MinC este ano.

A campanha é voltada para o público das classes C, D e E, onde há uma maior concentração de não leitores no Brasil. Em nota, o MinC explica que o objetivo da campanha é “tanto chamar atenção para a leitura como uma atividade prazerosa quanto um caminho para o crescimento pessoal dos leitores. Também busca estimular a prática da leitura nas famílias e entre jovens e adultos, faixa etária em que, segundos os estudos, há uma redução gradativa dos índices de leitura”.

Artistas como Mayana Neiva, David Lucas e Elisa Lucinda gravaram mensagens sobre a importância da leitura, que serão veiculadas ainda essa semana na televisão. Além disso, as músicas de esperas telefônicas do ministério da cultura serão substituídas por leituras de obras de autores brasileiros. A campanha contará também com uma ação nas redes sociais, a ver a iniciativa de incitar os internautas a trocarem suas fotos de perfil do Facebook por capas de livros de seu interesse: “[...]tornando assim suas páginas, literalmente, um FACEBOOK, ou em português CARA DE LIVRO” diz a nota.

Sobre a campanha, Galeno Amorim afirmou: “Valorizar a leitura no imaginário coletivo e chamar a atenção também para o seu papel social e no cotidiano das pessoas é um dos pilares fundamentais das políticas públicas do livro e leitura”. Ele sustenta que, além do investimento em infraestrutura de bibliotecas, o governo deve fomentar campanhas permanentes de incentivo à leitura.