8 de novembro de 2012

30.01.2013 - 9º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil

Informações:
a) Concurso de Literatura Infantil e Juvenil
b) Aceitam romances, novelas e narrativas breves
c) Inscrições pela Internet

Premiação:
I) Publicação da obra (R$30.000,00 como adiantamento de direitos autorais)

Prazo: 30 de Janeiro de 2013


Fonte:
http://barcoavapor.edicoessm.com.br/convocatoria.php


Organização:
Edições SM

Contato e Dúvidas:
http://www.edicoessm.com.br/fale-conosco


Regulamento:
Inscrição

A participação é aberta a autores maiores de 18 anos, de todas as nacionalidades. É vedada a participação de funcionários do Grupo e da Fundação SM e/ou de seus parentes em primeiro grau.

O prêmio contempla obras de ficção nos gêneros romance, novela e narrativa breve. Serão desclassificadas obras com teor pedagógico e informativo, poemas, peças de teatro e coletâneas de contos.

Os originais devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inédito o original não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites, etc.

O candidato pode inscrever no máximo dois originais.

Quanto à extensão, os originais deverão enquadrar-se nas séries da coleção Barco a Vapor:

Série Branca: Leitor iniciante a partir de 6 anos: entre 8 e 15 laudas*

Série Azul: Leitor em processo a partir de 8 anos: entre 16 e 45 laudas*

Série Laranja: Leitor fluente A partir de 10 anos: entre 45 e 90 laudas*

Série Vermelha: Leitor crítico A partir de 12 anos: entre 70 e 150 laudas*

* (Lauda de 1400 caracteres com espaço)

Para se inscrever, o candidato se cadastrará no site de Edições SM, criando um login e uma senha. Em seguida, deverá preencher o formulário e anexar o seu original, em formato Word ou PDF.

A fim de assegurar o anonimato dos autores durante o processo de seleção, os originais devem ser apresentados sob pseudônimo. Os dados pessoais dos participantes constarão apenas da ficha de inscrição, para identificação posterior.

Estabelecem-se os seguintes critérios de formatação dos originais, enviados sem ilustração:

Fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo, margem de 2,5 cm e numeração em todas as páginas.

Da folha de rosto do original devem constar apenas o título da obra e o pseudônimo do autor.

O prazo de inscrição é de 24 de setembro de 2012 a 30 de janeiro de 2013.

Aos candidatos fica vedada a veiculação e publicação do original inscrito durante o período de avaliação e até três meses após o resultado. A quebra do sigilo quanto à autoria do original antes da divulgação do resultado acarretará a desclassificação do candidato.

Em caso de desistência, o cancelamento da inscrição só poderá ser feito até 4 de janeiro.

Juri

O júri, formado por especialistas em literatura, e escritores de reconhecido prestígio, será divulgado com a lista dos finalistas.

A decisão do júri é irrevogável e será anunciada por ocasião da entrega do 9° Prêmio Barco a Vapor (segundo semestre de 2013), em data e local oportunamente divulgados no site de Edições SM.

É facultado ao júri não outorgar o prêmio a nenhuma das obras inscritas.

Prêmio

Será outorgado apenas um prêmio, que consistirá na publicação do original na coleção Barco a Vapor. O vencedor firmará um contrato de edição válido pelo período de 7 (sete) anos.

No ato da assinatura do contrato de edição, o autor receberá R$ 30.000,00 (trinta mil reais) como adiantamento de direitos autorais.

A fim de garantir a idoneidade do concurso, os nomes dos finalistas serão conhecidos apenas quando o vencedor for escolhido.

Os finalistas do concurso, ainda que não premiados, poderão eventualmente ser contratados por Edições SM. Assim, durante o prazo de 3 (três) meses a contar da data de divulgação do vencedor, a Editora terá a preferência na aquisição dos direitos de publicação dessas obras.

A inscrição no Prêmio Barco a Vapor implica a aceitação expressa das normas aqui expostas.

Todos os casos não previstos nas normas deste regulamento serão discutidos posteriormente.

14 comentários:

  1. Que bom, agora a inscrição é pela internet. Assim fica bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. FAZER INSCRIÇÃO PELA INTERNET E ENVIAR OS ORIGINAIS POR MEIO ELETRÔNICO NÃO SÓ É BOM E ECONÔMICO PARA OS AUTORES COMO ISSO GERARÁ REDUÇÃO DO USO DE PAPEL E IMPRESSÃO, REDUZIRÁ A PRODUÇÃO DE LIXO E OBVIAMENTE PRESERVARÁ O MEIO AMBIENTE.
    ESPEREMOS QUE UM DIA ESSA CONSCIÊNCIA PRESERVACIONISTA FAÇA PARTE DO PLANEJAMENTO DE TODOS OS TRABALHOS FUTUROS POR TODAS AS GRANDE EMPRESAS.
    "As gerações futuras merecem essa consideração".

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá estou dentro, quero participar de tudo e ganhar, claro.Eu sou assim, brasileira, não desisto nunca e nem sinto muito pelos que não pensam assim.
    delourdes_marcia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Alguém aqui já se inscreveu para o 9º prêmio barco a vapor? Não estou conseguindo incluir senha para fazer o cadastro e sem o cadastro não poderei participar. Já enviei um e-mail para a Edições SM para saber como isto pode ser resolvido, mas até agora não responderam...
    Tenho a impressão de que o concurso não é para todos.

    ResponderExcluir
  6. o site indicado pra cadastro se encontra fora do ar, e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser que todos tenham deixado para a última hora

      mas só quem pode dar respostas é a Edições SM, tem o contato deles ali em cima!

      abraços,

      Excluir
  7. O concurso internacional (????) "barco a vapor" não aceita contos de autores portugueses uma vez que na inscrição on line pede numeros de telefone e identificação que nem existem em Portugal e de outra forma não se consegue enviar as obras, o contacto é impossivel daqui de Lisboa e mail não é respondido, alguém me pode ajudar como posso enviar os originais ??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria também de dar os parabéns pelo prémio atribuido a este Blog, sem duvida exemplar, pena que, muitos concursos literários, que publicita não estarem ao mesmo nível, um grande abraço de Lisboa

      Excluir
    2. Sei que a Edições SM lança várias edições deste prêmio, em diversos países ... pode ser que só aceitem inscrições de residentes no determinado país, independente da nacionalidades destes

      O RG é o bilhete de identidade ou cartão do cidadão (quando nós brasileiros vamos nos inscrever em concursos de Portugal, ficamos com a mesma dúvida) ... CPF já é mais complicado mesmo

      se eu fosse você, colocaria o número de identidade no RG e o passaporte no CPF

      Excluir
    3. Obrigado Rodrigo, já tentei, não deu nenhum dos numeros que referiu infelizmente e das edições SM continuam sem atender, enfim tão perto e tão longe

      Excluir
  8. o CPF é o equivalente ao número do contribuinte em Portugal.

    ResponderExcluir
  9. Quantas cópias devem ser enviadas para o Barco a Vapor 2013, podem me informar, está diferente o regulamento parece que não diz....

    ResponderExcluir

* Lembre-se de que nós apenas divulgamos os editais e regulamentos dos concursos literários. Dúvidas devem ser encaminhadas aos organizadores de cada concurso.

* Sempre que recebemos ou encontramos um resultado, publicamos imediatamente. Portanto, se um resultado não está publicado é porque não temos qualquer informação sobre o mesmo.