5 de fevereiro de 2013

01.03.2013 - VI Prêmio Internacional Compostela (Espanha)

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Literatura Infantil e Juvenil)
b) As obras podem ser escritas em qualquer idioma oficial da Península Ibérica (incluindo português)
c) Os autores devem enviar a obra, ilustrações e uma maquete do livro (impresso e montado)

Premiação:
I) Publicação da obra - 9.000 € a título de adiantamento de direitos autorais

Prazo: 1º de Março de 2013


Fonte:
http://www.kalandraka.com/pt/premio-compostela/


Organização:
Departamento de Educação da Câmara de Santiago de Compostela
Editora Kalandraka

Contato e Dúvidas:
dptoeducacion@santiagodecompostela.org
premiocompostela@kalandraka.com


Regulamento:
O edital está disponível no seguinte endereço:
http://www.kalandraka.com/fileadmin/images/PDF/bases_web_PORT.pdf


Segue abaixo nota sobre o concurso:

O Departamento de Educação do Município de Santiago e a Kalandraka Editora tornam público o VI Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, com o valor pecuniário único de 9 000 euros, entendido como adiantamento de direitos de autor. O prazo para a apresentação dos trabalhos terminará a 1 de março de 2013 e a decisão do júri será divulgada por volta do dia 2 de abril, por ocasião do Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil e das atividades da XIII Campanha de Animação à Leitura do Município de Santiago.

Podem concorrer ao Prémio Internacional Compostela autores e ilustradores de qualquer nacionalidade que apresentem obras originais e inéditas, escritas em qualquer das línguas oficiais da Península Ibérica. Os interessados em apresentar-se ao certame deverão enviar cinco cópias do texto, três ilustrações originais e cinco fotocópias a cor de cada uma delas, juntamente com uma maqueta finalizada de todo o projeto. O material, assinado sob um lema ou pseudónimo, deverá ser enviado para o Registro General del Ayuntamiento de Santiago (calle del Presidente Salvador Allende, 4, 15705 Santiago de Compostela).

A Kalandraka publicará a obra premiada nas cinco línguas oficiais peninsulares - espanhol, galego, catalão, basco e português - em outubro de 2013. A editora poderá também publicar os trabalhos que recebam uma menção honrosa. O júri será constituído por profissionais de reconhecido prestígio no âmbito da literatura e da ilustração infantil. O regulamento completo da participação no VI Prémio Internacional Compostela pode ser consultado nas páginas web da Kalandraka (www.kalandraka.com) e do Município de Santiago (www.santiagodecompostela.org).


OBRAS PREMIADAS NAS EDIÇÕES ANTERIORES

A vencedora da primeira edição do Prémio Internacional Compostela - à qual se apresentaram 335 trabalhos - foi a argentina Natalia Colombo, autora e ilustradora da obra intitulada "Perto". Na edição de 2009 - que contou com 280 aspirantes - o mexicano Felipe Ugalde recebeu o galardão por "Um grande sonho". O autor Pep Bruno e a ilustradora Mariona Cabassa foram distinguidos na terceira edição com o livro "A família C", que competiu com outras 518 propostas. O uruguaio Martín León Barreto ganhou o certame de 2011 com o álbum "A viagem de Olaj", selecionado entre 374 trabalhos. "Aves", dos mexicanos Julia Díaz e David Álvarez, foi a obra escolhida pelo júri da quinta edição, entre 256 originais de 19 países.

A convocatória deste certame enquadra-se na Campanha de Animação à Leitura, organizada anualmente, em abril, pelo Departamento de Educação do Município de Santiago e pela Kalandraka. As atividades programadas - sessões de contos e música para o público infantil e familiar, oficinas escolares de ilustração e de escrita criativa, 'conta-contos' para bebés, conferências para docentes, mães e pais - chegam a mais de 5 000 crianças da comarca de Compostela.


MAIS INFORMAÇÃO:

● AYUNTAMIENTO DE SANTIAGO. DEPARTAMENTO DE EDUCACIÓN

Tlf. 0034 981 554 400 | dptoeducacion@santiagodecompostela.org

● KALANDRAKA EDITORA

Tlf. 0034 986 860 276 | premiocompostela@kalandraka.com

(Autor da imagem gráfica do certame, Óscar Villán)