Chamada para Publicação - Revista Machado de Assis

A Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução recebe inscrições até o dia 17 de agosto para a sua 7ª edição. A revista tem o objetivo de difundir e estimular a publicação do livro brasileiro no exterior e é uma parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Itaú Cultural.

As inscrições estão abertas para trechos de obras de literatura e humanidades lançadas no Brasil nos seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, livros para crianças e jovens, livro-reportagem, ensaio literário, ensaio de ciências sociais e ensaio histórico.

Além de primeiros capítulos ou excertos de obras literárias, a convocatória também está aberta para textos não ficcionais como ensaios de teoria literária ou sobre a realidade brasileira e livros-reportagem.

Os textos devem ser enviados já traduzidos para inglês ou espanhol e a qualidade da tradução é um dos critérios do júri. Ao todo, serão selecionados 22 textos pelo conselho editorial. Aqueles que não forem selecionados para figurar neste número poderão se candidatar novamente em edições futuras.


Mais informações: