Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Encerramento - Alerta e Convite

Prezados autores-leitores,


Pelo segundo ano consecutivo encerraremos o ano com menos concursos divulgados do que o ano imediatamente anterior: em 2014, foram divulgados 261 concursos; Em 2015, 212 concursos; E, por enquanto, em 2016, foram divulgados 196 concursos. Por conta disso, emito este alerta e faço um chamado à colaboração, à efetiva construção coletiva desta ferramenta de compartilhamento de informações.

Recebo pessoalmente todos os e-mails encaminhados ao blog e tenho reparado em uma redução drástica no número de e-mailscom informações a respeito de concursos abertos e que ainda não foram divulgados. Esta redução é diretamente proporcional ao aumento do número de e-mails cobrando soluções ou medidas que sequer cabem a este blog, mas sim aos organizadores de concursos literários (ou a forças superiores).

Diante deste contexto, torna-se cada vez mais sólida a percepção de que parte dos autores-leitores - felizmente, uma minoria - acredita que este projeto se trata de uma espécie de empresa prestadora de serviços, com uma equipe de pessoas à disposição exclusivamente para procurar e publicar editais, resultados e outras informações relevantes, além de prestar informações a respeito dos mais variados temas e buscar soluções a respeito dos mais variados conflitos.

Obviamente que, na medida do possível, respondo a todos os e-mails e busco colaborar na resolução de conflitos. Na mesma medida, a equipe de colaboradores busca editais e resultados para publicação. No entanto, somos todos voluntários, somos todos autores e, por conta disso, temos jornadas duplas ou triplas e não damos conta de fazer varreduras completas pela vasta amplidão - quase infinita - da internet.

Em contraste a esta minoria, quase a plenitude de nossos autores-leitores valoriza e reconhece este trabalho. No entanto, estou certo de que esta maioria desconhece os limites e as dificuldades que enfrentamos cotidianamente para manter o projeto atualizado.

E é justamente por conhecer os limites e as entranhas deste trabalho que fico com a impressão de que talvez, em algum momento, tenha sido criada uma zona de conforto ao redor de uma falsa ideia: a segurança de saber que, se apenas acompanharmos as atualizações deste blog, teremos acesso a todos os concursos literários abertos e que se adequem à Política Editorial do blog - sem taxas de inscrição, sem cobrança pela publicação, etc.

Portanto, fica aqui o alerta: este blog só continuará a existir se cada um de vocês, enquanto autores-leitores, assumirem o papel de colaboradores ativos. O objetivo deste projeto é compartilhar informações, mas este objetivo não será plenamente alcançado se seguirmos em via de mão única, se eu e a equipe do projeto ficamos responsáveis por buscar e compartilhar todas as informações que circulam por aqui. Precisamos de ajuda!

Neste cenário, convido todos a colaborar na efetiva construção de um espaço coletivo de troca de informações. E ressalto que estou sempre aberto a sugestões para ampliar e melhorar esta ferramenta.

Conto com vocês!


Abraços,
Rodrigo

Postagens mais visitadas deste blog

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

08.03.2024 -20º Prêmio Barco a Vapor | 2024 (#Brasil - @ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)