Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Nota do Editor - As ideias resistem

Em 12 de maio de 2011, quando este projeto foi criado, eram referências na divulgação de concursos literários os sites Meio Tom, Blocos Online, Garganta da Serpente e o incansável Falando de Trova, que continua sendo a grande referência em sua área de atuação.

Muita coisa aconteceu nos nove anos que se passaram.

Este período testemunhou o surgimento, encerramento e retomada de diversos canais e iniciativas de divulgação de concursos e seleções literárias, pelos mais variados motivos: falta de incentivo ou de tempo, desilusão, desânimo, doenças, falecimento, entre outros.

Por mais que os projetos tenham se iniciado e se encerrado, a ideia de ajudar as pessoas com a divulgação de concursos e seleções literárias permaneceu inabalável, como chama que tremula, mas não se apaga.


Por qual motivo eu falo disso justamente no aniversário de 9 anos do blog?


Em primeiro lugar, porque este não é um momento de celebrações. Estamos de luto, em meio a uma pandemia, lamentando diariamente as mortes de centenas de conterrâneos e milhares de pessoas em todo o mundo.

Neste momento, destaco a reflexão de John Donne (1572 - 1631), em um trecho de suas Meditações:

"Nenhum homem é uma ilha, inteiramente isolado; todo homem é um pedaço de um continente, uma parte de um todo.
[...]
A morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso, nunca perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."


Em segundo lugar, trago este assunto à tona porque quando criei este projeto, a primeira coisa que eu tinha em mente era a seguinte: ele seria muito maior do que eu; e não podia depender de mim. O projeto seria coletivo, em rede, aberto.

E, hoje, olhando para trás, eu vejo que nestes pontos em particular, até o presente momento, não foram alcançados os objetivos propostos.

Em dado momento, com a percepção de que havia alguns concursos que se assemelhavam mais a golpes de estelionatários, comecei a fechar os portões. Outros problemas foram aparecendo: recebi ameaças de processos judiciais de organizadores por divulgar reclamações feitas pelos autores; e também de autores, por ter divulgado concursos que não cumpriram com o prometido em edital; hackers tentaram se apropriar das redes sociais e da conta de e-mail que gerencia o blog; entre outras situações insólitas ou estarrecedoras. Enquanto os problemas apareciam, os muros foram subindo, o fosso foi cavado, as defesas foram reforçadas. E o sonho ficou cada vez mais distante.

No entanto, não desisti da ideia de ter um projeto mais aberto e colaborativo. Não sei se ela vai sair do papel no aniversário de 10 anos ou depois disso, mas vai acontecer.

E, para isso, conto com a colaboração de vocês:

Uma possibilidade seria transformar este projeto em uma Associação Cultural. Associações são organizações sem fins lucrativos, entidades de direito privado que reúnem pessoas em favor de um bem comum (bem estar, social, cultural, político, filantrópico etc.) ou da realização de processos produtivos de bens ou serviços coletivos.

Criar uma associação não é a única opção. E aposto que entre nós há algumas pessoas que podem me orientar e dar algumas dicas e sugestões sobre as melhores maneiras de organizar um processo para construirmos uma rede formal e impessoal, com o propósito de colaboração cultural, prestando um serviço de utilidade pública, sem fins lucrativos.

As questões essenciais e inquestionáveis são: o projeto precisa estar acessível gratuitamente a todos através da internet e redes sociais; a Política Editorial deve ser resguardada, prezando sempre pela valorização do trabalho das autoras e autores; o projeto não pode depender de apenas uma pessoa para seguir em frente.

Eu espero ter a força e a determinação para manter este projeto por muitos outros anos mais! Mas conto com vocês para construirmos juntos os caminhos para que esta ideia e esta iniciativa possa ir muito além de mim.


Cuidem-se e cuidem dos que estão no seu entorno.


Abraços,
Rodrigo Domit
Editor do blog

Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)