Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Nota do Editor - Atentem-se às intenções

A Política Editorial do blog veda a divulgação de qualquer concurso ou seleção com custo para os autores. Além disso, no caso das seleções que resultem em obras que serão distribuídas comercialmente, exige-se alguma forma de quitação dos direitos autorais (exemplares, porcentagem dos lucros ou valor pré-definido).
 
É importante ressaltar que essa limitação existe porque:
  1.  Existe legislação específica sobre Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e sobre a organização de Concursos Culturais (Lei Nº 5.768/1971);
  2. Há iniciativas que cobram do autor pela publicação e que não se comprometem a uma seleção criteriosa e a realizar um trabalho editorial que justifique o investimento;
  3. Os mais afetados pelas seleções citadas acima são os novos autores, inexperientes e ansiosos por ver suas obras publicadas.
Mas também é importante destacar que existem iniciativas interessantes, promovidas por pessoas idôneas e dedicadas, de antologias financiadas pelos autores. São projetos que não fingem ser o que não são, que deixam claro que se trata de um projeto colaborativo, que informam quais são as regras, como cada etapa vai funcionar, com transparência e envolvendo esforços de todas as partes.
 
Esses projetos ocorrem com frequência quando envolve a publicação de obras regionais ou voltadas a nichos e gêneros bem específicos. Neste contexto, há Academias de Letras, Canais do YouTube, Sites, Comunidades, Editoras e Pessoas Físicas que organizam publicações que podem deixar satisfeitos com os resultados aqueles que optarem por embarcar e investir no projeto. Elas não estarão divulgadas aqui neste espaço porque não queremos e não podemos abrir precedentes para aqueles que fingem ser o que não são.
 
No entanto, destaco que cada autor e autora tem toda liberdade para conferir as oportunidades que estão além deste espaço. Recomendo apenas que tenham bastante atenção aos detalhes, para poder diferenciá-las das ciladas. É nos discursos, nas intenções e nas letras miúdas que percebemos o que é cada coisa.

 
 
Abraços,
Rodrigo Domit
 
--
 
Para conferir a Política Editorial, acesse: http://concursos-literarios.blogspot.com/p/politica-editorial.html

Postagens mais visitadas deste blog

31.05.2024 - 33º Concurso de Contos Paulo Leminski (@ - $)

15.05.2024 - 13º Prémio Literário José Saramago | 2024 (@ - $)

31.08.2024 - 9º Prêmio Kindle de Literatura (@ - $)

30.07.2024 - 14º Concurso Literário Orlando Bronzatto 'Pintaca' (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)