Dúvidas Frequentes
Pseudônimo:
Em regra, os concursos solicitam a assinatura dos textos com pseudônimos para evitar que os jurados identifiquem o autor antes de finalizarem a seleção dos vencedores. Portanto, é necessário criar pseudônimos diferentes do seu nome ou nome artístico. Além disso, recomenda-se a utilização de pseudônimos diferentes em cada concurso - para evitar uma possível identificação com o passar do tempo.
Sistema de Envelopes:
Alguns concursos solicitam o envio de um envelope com os textos e, dentro deste, outro envelope com a ficha de identificação. Tal solicitação também trata-se de uma maneira de evitar a identificação dos candidatos pelos jurados. Sendo assim, sempre que forem solicitados dois envelopes, apenas dentro do menor é que deve conter qualquer identificação do autor dos textos.
Dica: recomenda-se colocar o pseudônimo (quando for assim solicitado) ou o nome do concurso no espaço destinado ao remetente do envelope maior. No endereço do remetente, pode-se colocar o endereço próprio (mais garantido, para o caso de devolução da remessa) ou algum endereço fictício.
Currículo Literário ou Mini-biografia:
Trata-se de um texto pequeno, com até 10 linhas, de preferência em 3ª pessoa, contando um pouco sobre as conquistas do autor no meio literário: concursos, publicações, etc.
Exemplo: A nasceu em B, no ano de 2000, e escreve contos e poesias desde 2001. É autor do livro C e foi selecionado nos concursos D, E e F.
Envio com AR:
O AR é o serviço de Aviso de Recebimento, oferecido pelos Correios. Com este serviço, você envia uma correspondência, a pessoa que receber sua remessa assina o AR e este é enviado de volta para o seu endereço. Para que o sistema seja efetivo, exige-se que você coloque o seu endereço real ao preencher o AR.