Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Nota do Editor - Cultura é Representatividade

Cada vez que uma seleção voltada a pessoas de um gênero ou etnia específicos é publicada por aqui, a caixa de e-mails e os comentários nas redes sociais inflamam-se.

Portanto, creio que cabe compartilhar as seguintes opiniões:

Cultura é representatividade e cultura é voz. E, neste sentido, as vozes normalmente suprimidas pelo mercado editorial¹ podem encontrar seus espaços em iniciativas como estas. Além disso, pessoas que se identificam como parte de um gênero ou grupo étnico acabam encontrando um norte e inspiração ao se deparar com outras pessoas com as quais se identificam, em contextos similares, alcançando publicações ou posições de destaque, na literatura² ou na sociedade em geral.


Ademais, é preciso considerar que as editoras - e a literatura em si - têm toda a prerrogativa e liberdade para fazer recortes sociais e culturais, na tentativa de construir obras significativas e que tenham uma linha editorial coerente. E estas obras, por sua vez, podem ser construídas por grupos específicos, que vivenciam a questão em foco, ou por todos aqueles que tenham interesse em explorar outras realidades e perspectivas. Depende apenas de uma decisão editorial, de qual tipo de obra se almeja construir e qual o impacto social desejado entre autoras e autores, bem como entre leitoras e leitores.


Os livros mudam o mundo e eu acredito que ninguém aqui discorde disso. Podemos discordar em relação aos meios e caminhos para estas mudanças; e, neste contexto, estarei sempre aberto a todas as manifestações, desde que sejam respeitosas e pautadas em argumentação coerente.


Mas, de todo modo, estejam cientes de que continuarei a divulgar todos os concursos que estiverem em conformidade com a Política Editorial deste blog, na qual constam, como princípios: "o incentivo à criação literária, a defesa da liberdade de expressão, a solidariedade e a empatia."




Abraços,

Rodrigo Domit

--

Complementos:

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)