17 de fevereiro de 2012

Notícia - Projetos literários concorrem ao Prêmio Anu 2012

CUFA realiza votação online para o Prêmio Anu 2012

Idealizado e realizado pela CUFA – Central Única das Favelas – O Prêmio Anu tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de Favelas em todo território nacional que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências, o Prêmio Anu volta o olhar para essas iniciativas que colaboram diretamente para a melhoria de vida dos moradores, desconstruindo assim o estigma imposto a esses espaços e suas populações buscando a consolidação de uma sociedade mais justa.

O prêmio já contou com duas eliminatórias, nas quais foram selecionados um projeto de cada estado e um projeto do Distrito Federal. A última fase será decidida pelo voto popular e resultará na seleção das três melhores ações do Brasil.


Projetos literários estão entre os finalistas

Entre os projetos que concorrem ao prêmio, dois estão estritamente relacionados à literatura e ao incentivo à leitura:

  • A Caminhada Arteliteratura, representante de Roraima, coordenada pelo jornalista Edgar Borges, levou escritores, artistas e centenas de livros para implantação de bibliotecas comunitárias em cinco comunidades indígenas de Roraima. As atividades também foram realizadas em Palmares (Pernambuco), Novo Lino (Alagoas) e nas comunidades ribeirinhas Carmo do Macacoari, São Tomé e Foz do Macacoari (Amapá). Todo esse trabalho beneficiou mais de 1.000 crianças, jovens e adultos e está registrado no blog do projeto.

Mais informações:
http://caminhadaarteliteratura.blogspot.com


  • O Projeto Ler para Crescer, representante do Amazonas, coordenado pelo Instituto Ler para Crescer, consiste na implantação de bibliotecas-brinquedotecas com articulação das comunidades da periferia da capital e do interior do Amazonas, criando espaços para o incentivo à leitura e promovendo saraus de poesias, gincanas, oficinas e passeatas de cidadania e com temas ambientais.

Mais informações:
http://lerparacresceramazonia.blogspot.com/



Como participar da votação:

  1. Basta acessar o site do Prêmio Anu e preencher o formulário de cadastramento: http://bit.ly/votacao-premio_anu_2012;
  2. Após finalizar o cadastro, uma senha será enviada por e-mail;
  3. Depois de efetuar o login, o 'eleitor' será direcionado a uma relação, em ordem alfabética, de todos os estados do Brasil - ao lado de seus respectivos representantes;
  4. Cada pessoa tem direito a três votos - um de cada vez e em projetos distintos.

Participe, dê os seus votos, ajude a escolher as melhores ações e, além disso, descubra e incentive projetos interessantes e relevantes que estão sendo realizados por todo o país.


Fonte:
http://www.premioanu.com.br/