Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Resultado - Prêmio Florbela Espanca

João Carlos Lopes Pereira, com a obra “Jazigo com vista para o mar”, ganhou o Prémio Literário Florbela Espanca 2011, vertente ficção, promovido pelo município de Vila Viçosa, revelou hoje a autarquia.


No valor de 2500 euros, o galardão, criado em 1981 pela autarquia de Vila Viçosa, tem uma periodicidade bienal - sendo alternadamente atribuído a poesia e ficção - e destina-se a premiar obras literárias inéditas de língua portuguesa, independentemente da nacionalidade do autor.

Na edição de 2011, dedicada à ficção e que contou com 142 trabalhos inéditos a concurso, a autarquia indicou hoje que o júri decidiu atribuir, por unanimidade, o prémio a João Carlos Lopes Pereira, de Aldeia de Paio Pires.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas aos originais intitulados “O funeral do rei Chino, seguido de Fernandes Barbeiro; A Aposta; Diniz e Isabel e o Milagre das Rosas”, de Fernando Cabrita, de Olhão, e “Trinta Mil Vidas Humanas (Aristides de Sousa Mendes)”, de Teresa Maria Spencer de Mascarenhas, de Lisboa.

“Jazigo com vista para o mar”, a obra vencedora, será editada em primeira edição pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, numa tiragem de três mil exemplares.

A edição 2011 deste prémio literário, segundo o município, ultrapassou todas as expectativas com a apresentação a concurso de 142 trabalhos literários, um número que, de acordo com a Associação Portuguesa de Escritores, representa um recorde de participação nos concursos literários promovidos em todo o território português.

O município de Vila Viçosa tenciona com esta iniciativa promover, divulgar e apoiar actividades culturais de âmbito literário e, simultaneamente, homenagear a “grande poetisa” calipolense Florbela Espanca.

Florbela Espanca, autora do Livro de Mágoas, Livro de Soror Saudade, Charneca em Flor e Juvenília, considerada uma das mais brilhantes poetisas de língua portuguesa de todos os tempos, nasceu em Vila Viçosa a 8 de Dezembro de 1894. A poetisa morreu em Matosinhos na noite de 7 para 8 de Dezembro de 1930, com 36 anos, tendo sido sepultada naquela localidade nortenha. Os seus restos mortais repousam no cemitério de Vila Viçosa.


Fonte:

Postagens mais visitadas deste blog

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

08.03.2024 -20º Prêmio Barco a Vapor | 2024 (#Brasil - @ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)