Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Notícia - Júri definiu em quatro horas os vinte ‘melhores jovens escritores brasileiros’

Os autores selecionados para publicação na Revista Granta saberão do resultado um mês antes da publicação


Os sete jurados que selecionaram os 20 textos de um total de 247 para a edição 'Os melhores jovens escritores brasileiros', que a revista Granta lançará em julho, tinham reserva de dois dias no hotel Everest, no Rio de Janeiro, para deliberar. Ao que tudo indica, contudo, o encontro não rendeu grandes divergências: terminou em apenas quatro horas.

A edição da Granta será publicada durante a Flip (que vai de 4 a 8 de julho) e só nessa ocasião é que o público conhecerá os 20 escolhidos. Mas os autores selecionados podem aguardar um contato da revista no “fim de maio, começo de junho”, segundo Roberto Feith, diretor geral da Objetiva, que publica a Granta no Brasil. Ele explica que nessa época os textos estarão passando pela segunda revisão e o contato com os autores será necessário, porém feito sob acordo de confidencialidade.

A edição da prestigiosa revista literária é bastante aguardada. Ela também ganhará uma em inglês, em novembro deste ano, e em espanhol, no primeiro semestre de 2013, de forma a alçar em diversos países o nome de 20 talentos brasileiros com menos de 40 anos de idade. “A Granta na Inglaterra já está ativamente trabalhando no projeto de lançamento da edição em inglês”, conta Feith. A equipe inglesa também trabalha na elaboração da capa de Os melhores jovens escritores brasileiros, cuja primeira sugestão deve estar pronta da semana que vem.

Em 1983, a Granta, de origem inglesa, criou a primeira edição de Os melhores jovens escritores britânicos, que teve Julian Barnes, Kazuo Ishiguro, Ian McEwan e Salman Rushdie, entre outros, no rol de selecionados. Em 1993 e 2003, a revista publicou mais duas listas. Já a seleção de escritores americanos da Granta teve edições em 1996 e 2006, enquanto a edição dos melhores autores em língua espanhola aconteceu em 2010. As publicações têm como objetivo apontar os autores que devem despontar como inovadores e marcantes no cenário literário.

O júri para a seleção de autores brasileiros foi formado por Beatriz Bracher, Benjamin Moser, Cristovão Tezza, Italo Moriconi, Manuel da Costa Pinto, Marcelo Ferroni e Samuel Titan Jr.


Fonte:
PublishNews - 06/03/2012 - Roberta Campassi

Postagens mais visitadas deste blog

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

08.03.2024 -20º Prêmio Barco a Vapor | 2024 (#Brasil - @ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)