13 de junho de 2012

23.11.2012 - IV Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura - Prêmio Eduardo Campos

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (contos)

Premiação:
I) 1º colocado: R$ 30.000,00
II) Publicação da obra, tiragem de 500 exemplares
III) Evento de lançamento, hospedagem e passagens

Prazo: 23 de Novembro de 2012


Fonte:
Enviado por e-mail pelos organizadores


Organização:
Ideal Clube
E-mail: ideal.clube@terra.com.br | bibliotecaidealclube@yahoo.com.br


Regulamento:
O IV Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura – 2012, Prêmio Eduardo Campos, promovido pelo Ideal Clube, é instituído para incentivar, mediante concurso, a criação literária, no gênero CONTO, sendo regido pelas cláusulas e condições aqui discriminadas.

I. ÁREA DO CONCURSO
1. Obra Inédita

II. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
01. Para Obra Inédita Poderão inscrever-se candidatos residentes em qualquer parte do território nacional.
A obra inédita deverá ser apresentada em 3 (três) vias, em papel tamanho A4 (210mm x 297mm), em espaço 2 (dois ou duplo), digitado de um só lado do papel, sem rasuras ou emendas manuais, com uso da fonte Times New Roman, tamanho 12, tendo todas as páginas numeradas de 01 a 80 (no mínimo) ou de 01 a 120 (no máximo). É necessária, também, a apresentação dessa obra eletronicamente, em CD-R, com etiqueta contendo o nome do concurso e o pseudônimo do Autor. Tudo isso deve estar em um pacote lacrado: na face externa, o nome do concurso e o pseudônimo do Autor; internamente, num envelope, também, lacrado, o nome completo do Autor, seu endereço – rua, bairro, cidade, CEP, Estado -, seu CPF e uma cópia da Carteira de Identidade, bem como o número de um telefone para contato;
Cada participante poderá inscrever apenas UMA obra ainda inédita.

III. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser feitas, pessoalmente pelo concorrente ou por um representante seu, na Secretaria do Clube, no período de 2 de abril a 23 novembro de 2012;
As inscrições também poderão ser feitas via correio, obedecendo às recomendações já expostas, com o seguinte destino: Ideal Clube, Av. Monsenhor Tabosa, 1381; BAIRRO - Meireles; CEP 60165 – 011, Fortaleza – CE;
Os requisitos acima deverão sem cumpridos rigorosamente no ato da inscrição, sem o que os trabalhos não serão aceitos pela Secretaria do Clube.

IV. DA CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO
1. Obra Inédita
Será classificado apenas 1(UM) concorrente;
O concorrente classificado em Primeiro Lugar receberá como prêmio, a quantia de R$ 30.000,00. (Trinta mil reais);
A obra inédita classificada em Primeiro Lugar receberá, também, uma edição de 500 exemplares, dos quais 100 deverão ser doados ao Ideal Clube, para suas atividades culturais.
Para o lançamento ao público dessa obra, o Ideal Clube patrocinará, também, os convites e o coquetel da festa – caso necessário, a passagem aérea e a hospedagem.

V. LOCAL E PRAZO
As inscrições estarão abertas a partir do dia 2 de abril de 2012, na Biblioteca do Ideal Clube, à Rua Monsenhor Tabosa, 1381 – Fortaleza – CE, fone: 3248. 5688 – ramal 35, local em que deverão ser entregues os trabalhos concorrentes

VI. COMISSÃO JULGADORA
PRAZO
A Comissão Julgadora será composta de três intelectuais nomeados no Estado ou no País, sendo os seus nomes mantidos em sigilo até a data da proclamação dos vencedores;
É vedada a participação de um mesmo jurado em mais de dois Prêmios Ideal de Literatura, consecutivos;
As decisões da Comissão Julgadora serão irrevogáveis.
A Comissão Julgadora receberá todos os trabalhos inscritos, nas respectivas áreas do concurso, no dia 28 de novembro de 2012;
A Comissão Julgadora entregará, no dia 16 de janeiro 2013, ao Conselho Curador de Cultura do Ideal Clube, a obra inédita classificada em 1o Lugar, bem como os textos inéditos – tanto os 12 premiados quanto os demais 40 que, juntamente àqueles, integrarão a Coletânea.

VII. PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS E ENTREGA DOS PRÊMIOS
Os vencedores do presente concurso, nas duas áreas de inscrição, serão conhecidos e proclamados no dia 21 de Fevereiro de 2013, em solenidade a ser realizada no Salão Nobre Dr. Edson Queiroz Ideal Clube, às 20h;
Nessa ocasião, será feita a entrega dos prêmios, bem como o lançamento do livro “Coletânea”, com a entrega dos exemplares.

VIII. DISPOSIÇÕES FINAIS
Os trabalhos inscritos nesse concurso, em qualquer uma das duas áreas, não serão devolvidos.
Os prêmios, nas duas áreas, sob nenhuma hipótese, serão divididos, devendo a Comissão Julgadora, por unanimidade ou por maioria simples, definir-se por uma obra concorrente.
A inscrição do candidato e a entrega dos trabalhos subtende o conhecimento e aceitação deste regulamento, bem como a autorização para a publicação dos mesmos, caso selecionados, no livro “Coletânea”.
Os membros do Conselho Curador de Cultura, a Diretoria do Clube e seus dependentes, bem como os dirigentes das entidades que prestam Apoio Institucional à nossa entidade ficam expressamente proibidos de participar desse concurso;
Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente do Ideal Clube, ouvida a Diretoria e o Conselho Curador de Cultura, os quais não poderão, entretanto, alterar as normas aqui instituídas.
A entrega do “Curriculum”, quando da inscrição do candidato, quer por correio, quer presencial, é obrigatória e deve ser o modelo, posto, a seguir, em destaque.
A ausência dos classificados, nas duas áreas, (obra inédita e textos inéditos) seja em primeiro lugar ou em menção honrosa, na festa de premiação, implicará sumária desclassificação; para tanto, haverá textos e obras inéditas, previamente selecionados.

XIX. MAIS INFORMAÇÕES:
ideal.clube@terra.com.br | bibliotecaidealclube@yahoo.com.br

MODELO DE CURRICULUM:
“Gregório de Matos (Pseudônimo: Boca do Inferno) nasceu em Fortaleza – CE, aos 17 de maio de 1991. Cursou o Ensino Médio no Liceu do Ceará e, atualmente, é aluno do Curso de Letras na Universidade Federal do Ceará. Além da poesia, dedica-se ao cultivo do conto e da crônica. Obteve o 1o lugar no Concurso de Poesia da Secretaria do Estado. Seus autores preferidos são Carlos Drummond de Andrade; e Fernando Pessoa.” (ESTE É APENAS UM MODELO, O CANDIDATO PODE COLOCAR AS INFORMAÇÕES QUE QUISER, CONTANTO DE ESTEJAM DENTRO DO PADRÃO JÁ DEFINIDO.)