Notícia - Definida comissão julgadora do Prêmio Paraná de Literatura 2012

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) divulgou a relação dos integrantes da comissão julgadora do Prêmio Paraná de Literatura 2012. “Reunimos jurados do Paraná e de outros Estados que já participaram de outras comissões. São romancistas, contistas e poetas consagrados, além de figuras do meio acadêmico”, diz Rogério Pereira, diretor da Biblioteca e presidente da comissão.

José Castello, João Cezar de Castro Rocha e Luiz Ruffato são os jurados da categoria Romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Marçal Aquino, Rodrigo Lacerda e Caetano Galindo escolhem o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Heloisa Buarque de Hollanda, Miguel Sanches e Antonio Carlos Secchin analisam as obras de poesia (prêmio Helena Kolody).

Em sua primeira edição, o concurso da Secretaria Estadual da Cultura, vai selecionar livros inéditos de autores de todo o País. O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seu livro.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 31 de agosto deste ano. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O edital do Prêmio Paraná de Literatura 2012 está disponível no site da Secretaria da Cultura do Paraná (cultura.pr.gov.br) e informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3221-4917.