19.10.2012 - I Concurso Literário "Histórias do Futuro: Causos, contos e poesias do nosso centro do mundo"

Informações:
a) Concurso de Causos, Contos e Poesias
b) Voltado a jovens da região do Alto São Francisco

Premiação:
I) Publicação em coletânea

Prazo: 19 de Outubro de 2012


Fonte:
http://nossahistoriadofuturo.blogspot.com/2012/09/i-concurso-literario-historias-do_25.html


Organização:
Gilberto Cézar de Noronha
Com recursos provenientes do Edital Microprojetos do Rio São Francisco, do Ministério da Cultura

Contato e Dúvidas:
historiasdofuturo@gmail.com [com o assunto “informação”]


Regulamento:
I Concurso Literário "Histórias do Futuro: Causos, contos e poesias do nosso centro do mundo"
EDITAL 01/2012

1 - OBJETIVOS
O Concurso é uma realização da Fundação Nacional de Artes – Funarte, com recursos do Fundo Nacional de Cultura/Ministério da Cultura que tem como objetivo fomentar e divulgar a produção literária (causos, contos e poesias) dos jovens da região do Alto São Francisco, instigando-os ao gosto pelas artes, à valorização do seu espaço de vivência e à reflexão sobre suas perspectivas para o futuro da região.

2 – DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
2.1- Poderão se inscrever todos os jovens com idade entre 17 e 29 anos que residam em um dos seguintes Municípios da Bacia do Alto São Francisco: Abaeté, Biquinhas, Bom Despacho, Campos Altos, Cedro do Abaeté, Córrego Danta, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Paineiras, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral e Serra da Saudade.
2.2 – Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho em uma das seguintes categorias: a) Causo; b) Conto; c) Poesia.
2.3 - Cada trabalho deverá ser digitado em espaço 1,5, em papel tamanho (A4), contendo, NO MÁXIMO, QUATRO PÁGINAS, fonte Arial 12.
2.4 - O tema é livre, desde que a história seja ambientada na região do Alto São Francisco e seu enredo se desenvolva num tempo futuro. (Por exemplo: Texto com a história de um menino vive suas aventuras em Abaeté no ano de 2022...]
Importante: Os causos, contos e poesias que não contiverem histórias desenvolvidas nesse contexto (num tempo futuro e situadas na região do Alto São Francisco) serão desclassificados.
2.5 – As inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail.
A Ficha de Inscrição [Anexo I] deverá ser preenchida e enviada junto com o texto, em arquivo Word, anexados separadamente, para o seguinte endereço:
historiasdofuturo@gmail.com; Assunto: “Inscrição I Concurso Histórias do Futuro”. O texto e a ficha de inscrição preenchida deverão ser enviados em arquivo Word, anexados.
O modelo da ficha de inscrição poderá ser obtido também no blog http://nossahistoriadofuturo.blogspot.com.br.
A inscrição poderá ser feita entre 20 de setembro e 19 de outubro de 2012 (até as 23:59)

3 – JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO
O julgamento será realizado entre os dias 25 de outubro a 15 de novembro de 2012, por Comissão Julgadora que fará a escolha e classificação dos dez melhores trabalhos de cada modalidade (serão selecionados até 10 causos, 10 contos e 10 poesias) que serão publicados em livro, cujo título provisório é o título/tema do Concurso: “Histórias do futuro: Contos, causos e poesias do nosso centro do mundo”.
Os resultados serão divulgados a partir do dia 16 de novembro de 2012.

4 – PREMIAÇÃO
Os autores dos três melhores textos de cada modalidade, além da publicação na coletânea, receberão diploma e 10 (dez) exemplares da obra a ser organizada e editada com recursos do Ministério da Cultura provenientes do Edital Microprojetos do Rio São Francisco. Os demais autores dos textos selecionados [até sete] receberão diploma e dois exemplares da obra.
Os prêmios serão remetidos pelo correio e os premiados serão convidados a comparecer na Cerimônia de Lançamento da Obra que será realizada em data e local a serem definidos, quando serão homenageados.
Não serão expedidos certificados de participação aos demais concorrentes não classificados. Aos premiados de cada categoria, será solicitado o envio das obras em versão digitada, via e-mail.

5 - CONSIDERAÇÕES GERAIS
A simples remessa de trabalhos significa aceitação completa deste regulamento e a cessão total dos direitos autorais. Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora, a quem cabe decisões definitivas e irrecorríveis. Recomenda-se ao autor manter uma cópia em seu poder. Dados incompletos na ficha de inscrição implicarão na desclassificação do concorrente.
Mais informações no blog http://nossahistoriadofuturo.blogspot.com.br ou pelo e-mail historiasdofuturo@gmail.com [com o assunto “informação”]

Abaeté, 17 de setembro de 2012.
Gilberto Cézar de Noronha
Presidente da Comissão Organizadora