25 de setembro de 2012

30.11.2012 - 2º Prêmio Benvirá de Literatura

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Ficção - Romances, Contos, Crônicas, Poesias)
b) Inscrição pela Internet

Premiação:
I) R$30.000,00
II) Publicação do livro pela Editora Saraiva (Selo Benvirá)

Prazo: 30 de Novembro de 2012


Fonte:
http://www.benvira.com.br/premiobenvira/regulamento.asp


Organização:
Editora Saraiva

Contato e Dúvidas:
http://www.editorasaraiva.com.br/faleConosco.aspx


Regulamento:
REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL "2º PRÊMIO BENVIRÁ DE LITERATURA DE FICÇÃO - 2012", PROMOVIDO PELA EDITORA SARAIVA.

Este concurso tem caráter exclusivamente cultural, não estando subordinado a qualquer modalidade de área ou pagamento por parte dos concorrentes para aquisição de produtos ou serviços, nos termos do artigo 30 do Decreto nº 70.951/72.

A finalidade do presente concurso é fomentar a arte literária, mediante a premiação da melhor obra literária, dentro da proposta do presente Regulamento:

1. A participação no concurso é gratuita e aberta a escritores brasileiros ou naturalizados, com mais de 18 anos, que apresentem originais dirigidos ao público infantojuvenil ou adulto. Funcionários do Grupo Saraiva e/ou seus parentes em primeiro grau não poderão participar do presente concurso.

2. Os originais deverão ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero. Cada candidato poderá concorrer somente com a apresentação de 1 (um) original.

3. O conteúdo do original deverá obedecer ao seguinte critério: um tema livre que aborde uma história de ficção. Entende-se por ficção designar uma narrativa imaginária, irreal, ou referir obras criadas a partir da imaginação.

4. A inscrição do original deverá ser feita no período de 09/08/2012 a 30/11/2012, através do site www.benvira.com.br/premioBenvira/

5. O interessado deverá preencher corretamente o formulário de inscrição disponível no site www.benvira.com.br/premioBenvira/ e anexar o arquivo do original no formato Word.

6. No ato de envio da inscrição pelo site www.benvira.com.br/premioBenvira/, o inscrito receberá uma mensagem de confirmação. O recebimento da mensagem de confirmação não isenta o candidato de verificar e cumprir os requisitos constantes do presente Regulamento.

7. Para efeito de inscrição serão considerados os originais recebidos até as 24h do dia 30/11/2012.

8. A identificação dos originais se dará mediante o preenchimento completo e correto da ficha de inscrição, que conterá: nome completo, número do RG, número do CPF, endereço para contato, endereço eletrônico (e-mail), telefone com o respectivo DDD, minicurrículo pessoal do autor e sinopse da obra. O candidato que enviar a ficha incorreta ou incompleta, com qualquer dado em branco, será automaticamente desclassificado.

9. Para a seleção da melhor obra, a Editora Saraiva elegerá uma Comissão Julgadora apta a avaliar todos os originais de acordo com seus critérios editoriais e escolher o vencedor do presente concurso cultural.

10. Toda e qualquer decisão tomada pela Comissão Julgadora será irrevogável.

11. A escolha da melhor obra literária será publicada no mês de março de 2013, no site Benvirá (www.benvira.com.br/premioBenvira/).

12. O vencedor será premiado com o 2º Prêmio Benvirá de Literatura de Ficção - 2012, consistente (i) no pagamento em favor do vencedor do importe de R$30.000,00 brutos, ou seja, o valor está sujeito aos descontos previstos em lei; e (ii) na publicação do original da sua obra pelo selo Benvirá, da Editora Saraiva, no ano de 2013, ocasião em que será formalizado um contrato de edição, de comum acordo entre as partes.

13. A título de divulgação, a Editora Saraiva poderá publicar e distribuir gratuitamente, a seu inteiro critério, exemplares da obra, inclusive por meio digital e de forma fragmentada, com fim exclusivamente promocional, contendo indicação expressa neste sentido e impedimento de ser comercializada, sobre os quais não caberá ao autor qualquer remuneração a título de direitos autorais. O autor será devidamente comunicado sobre a quantidade ofertada para este fim.

14. A entrega do 2º Prêmio Benvirá de Literatura de Ficção - 2012 acontecerá após a divulgação do resultado em data e local a serem ainda definidos pela Editora Saraiva, os quais serão oportunamente divulgados no site Benvirá (www.benvira.com.br/premioBenvira/), sendo o vencedor comunicado através do telefone e e-mail informados na ficha de inscrição.

15. No caso de o vencedor residir fora da Cidade de São Paulo, os gastos de deslocamento e hospedagem de até 2 (dois) dias para recebimento do prêmio serão de responsabilidade da Editora Saraiva, desde que previamente aprovados pela mesma. As demais despesas não descritas nesse Regulamento, tais como — mas não se limitando a — gorjetas para carregadores de malas, tarifas para malas que excedam o peso, a quantidade ou as dimensões máximas permitidas, passeios não inclusos, alimentação, bebidas, bem como despesas extras de caráter pessoal, como telefonemas, utilização de cofres, lavanderia, bar, frigobar, sauna, ginástica, filmes de televisão, compras de qualquer natureza e quaisquer outras despesas não mencionadas, serão de responsabilidade do vencedor.

16. A Editora Saraiva poderá manifestar interesse por trabalhos inscritos no presente concurso cultural e não premiados. Assim, durante o prazo de 6 (seis) meses, a contar da data de divulgação do vencedor, a Editora Saraiva poderá estabelecer contato com os autores de obras recomendadas pela Comissão Julgadora, para adquirir os direitos de publicação.

17. Os originais em desacordo com as normas contidas no presente Regulamento serão imediatamente desclassificados.

18. Os originais e demais documentos entregues à Editora Saraiva em razão da participação no presente concurso cultural não serão devolvidos.

19. A apresentação de originais para concorrer ao 2º Prêmio Benvirá de Literatura de Ficção - 2012 implica expresso acordo às normas expressas no presente Regulamento.

20.. A participação no presente concurso cultural é gratuita.

21. O prêmio é pessoal e intransferível e não poderá ser trocado por quaisquer outros produtos.

22. Os candidatos autorizam o uso e veiculação do seu nome pela Editora Saraiva ou por terceiros por ela autorizados, inclusive para fins comerciais.

23. Todos os casos não previstos nas normas desse Regulamento serão resolvidos diretamente pela Editora Saraiva.

24. Aplica-se a este concurso cultural, incluindo, mas sem se limitar à sua divulgação, condução, participações e premiação, a legislação brasileira, e fica eleito o foro Central da Comarca de São Paulo para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do presente Regulamento.