Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

19.11.2012 - Concurso "Estrada Real - Imagens e Poesia"

Informações:
a) Concurso de Poesias (também concorrem Fotografias e Vídeos)
b) Inscrição pela Internet
c) Tema: percurso da Estrada Real

Premiação:
I) 1º lugar de cada categoria - Comissão: Computador
II) 1º lugar - Votação Popular: iPad

Prazo: 19 de Novembro de 2012


Fonte:
http://www.concursoestradareal.com.br/#edital


Organização:
SESI/DRMG (Serviço Social da Indústria de Minas Gerais)
Instituto Estrada Real


Contato e Dúvidas:
http://www.concursoestradareal.com.br/#contato


Regulamento:

CONCURSO CAMINHOS DA ESTRADA REAL - IMAGENS E POESIA
Categorias: Fotografia, Vídeo e Poesia



1. APRESENTAÇÃO

1.1 O SESI/DRMG (Serviço Social da Indústria de Minas Gerais), em parceria com o Instituto Estrada Real, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, apresenta a 1ª Edição do Concurso "Estrada Real - Imagens e Poesia", que será regido pelo presente Edital e pelos regulamentos específicos de cada categoria.

2. OBJETIVO

2.1 O Concurso "Estrada Real - Imagens e Poesia" tem o objetivo de valorizar e difundir a produção artística contemporânea nos âmbitos da fotografia, vídeo e poesia, promovendo e divulgando o destino turístico da Estrada Real, reconhecido no Brasil e no exterior.

3. CATEGORIAS

Os regulamentos específicos estão neste site:
http://www.concursoestradareal.com.br/#edital

3.1 FOTOGRAFIA

Fotografar, uma experiência pessoal de se conservar um momento em uma imagem. Fotografias são expressões de momentos que ficam guardados em nosso imaginário. Qual bela imagem você possui da Estrada Real?
Imagens digitais, a cores ou em preto em branco, captadas nos mais diversos equipamentos, podendo inclusive, serem feitas por telefones celulares e tablets.
As obras devem ter como foco os caminhos da Estrada Real e sua diversidade em sua área de abrangência, sendo aceitas até 03 (três) fotografias de cada participante. As fotografias serão avaliadas individualmente conforme regulamento específico.

3.2 VÍDEO

Existem momentos em que o registro através de uma imagem, é pouco. Momentos que podem ser registrados em ação, quadro a quadro, passeios e aventuras pela Estrada Real através de vídeos.
Com duração máxima de 5 minutos em qualquer formato ou resolução, independente do suporte utilizado na captação das imagens, podendo, inclusive, serem feitas por telefones celulares.
As obras devem ter como foco os percursos da Estrada Real e sua diversidade, de forma objetiva ou subjetiva, nas suas infinitas manifestações, tais como documentário, ficção, animação, videoarte, entre outros.
Não há limitação para número de vídeos inscritos por participante conforme regulamento específico.

3.3 POESIA

Os poemas devem ter como tema os percursos da Estrada Real e sua diversidade, nas suas diversas manifestações, de forma objetiva ou subjetiva. Por meio de versos, mostre a cultura, as pessoas e os alentos que o inspiram ao vivenciar Estrada Real.
Não há limitação para número de poemas inscritos. Os poemas serão avaliados individualmente, conforme regulamento. Serão aceitos poemas caracterizados como poema sonoro, visual e vídeopoema. Entretanto, terão de ser respeitados os limites de peso e resolução e configurações cabíveis para inscrição no site do IER conforme regulamento específico.

4. INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições para a seleção do Concurso "Estrada Real – Imagens e Poesia" são gratuitas e podem ser efetuadas no período de 03 de setembro a 19 de novembro de 2012, até as 23h59, somente pela internet, no site www.concursoestradareal.com.br

4.2 Para cada categoria existe um regulamento específico disponível no site. Ao finalizar a inscrição, o concorrente aceita automaticamente os termos descritos neste edital e nos regulamentos específicos: Fotografia, Vídeo, Poesia.

4.3 O mesmo participante poderá se inscrever em quantas categorias desejar.

5. PARTICIPAÇÃO

5.1 O concurso é aberto a pessoas físicas, amadores ou profissionais, para todas as idades (os menores devidamente assistidos por seu(s) representante(s) legal(is), brasileiros ou estrangeiros com comprovada residência no Brasil. Serão aceitas inscrições de coletivos artísticos, entretanto, a inscrição deverá ser feita por pessoa física, que será responsável legalmente por sua inscrição e participação no concurso, observando-se o procedimento legal para a inscrição e participação de menores.

6. PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1 As obras serão avaliadas por uma comissão julgadora específica para cada categoria.

6.2 Cada comissão julgadora será formada por profissionais com comprovada atuação no setor, além de um Técnico do Instituto Estrada Real.

6.3 Cada comissão julgadora irá escolher a obra vencedora em sua categoria.

6.4 Cada comissão julgadora irá selecionar as obras que irão para votação popular através do site www.concursoestradareal.com.br. Ver regulamento de cada categoria.

6.5 As decisões da comissão julgadora são soberanas, definitivas e irrevogáveis, não cabendo qualquer impugnação ou recurso.

6.6 As obras escolhidas pela comissão julgadora serão publicados no site www.concursoestradareal.com.br para votação popular.

7. PREMIAÇÃO

7.1 O primeiro lugar de cada categoria escolhido pela comissão julgadora receberá como prêmio um computador Imac, da marca Apple, com tela de 27 polegadas, 2,7GHz, Quad-Core Intel Core i5, resolução de 2560 por 1440, disco rígido de 1 TB e 8 GBRam, no valor aproximado de R$6.700,00 ( seis mil e setecentos reais). Link: http://www.apple.com/br/imac/

7.2 O primeiro lugar de cada categoria escolhido por votação popular receberá como prêmio um Ipad, da marca Apple, com tela Retina de 16GB, com Wi-fi + 3G, no valor aproximado de R$ 1.800,00 (hum mil oitocentos reais). Link: http://www.apple.com/br/ipad

7.3 Caso o primeiro lugar escolhido pela comissão julgadora seja o mesmo da votação popular, este receberá apenas o prêmio da comissão julgadora e o prêmio da votação popular será dado automaticamente ao segundo colocado mais votado.

8. DIVULGAÇÃO E LICENCIAMENTO

8.1 Serão realizadas exposições multimídia em destinos da Estrada Real com as obras mais significativas do concurso em cada categoria, escolhidas pela comissão julgadora.

8.2 Será publicado um livro promocional, sem fins comerciais, incluindo um DVD, com uma seleção das obras mais significativas do concurso em cada categoria, escolhidas pela comissão julgadora.

8.3 Para fins de licenciamento das obras participantes da exposição e do livro, os autores selecionados receberão um Kit Promocional da Estrada Real além de (1) um exemplar do livro.

9. CRONOGRAMA DO CONCURSO

1) 03/09/2012 – Publicação do concurso
2) 19/11/2012 – Encerramento das inscrições online
3) 20/11/2012 a 25/11/2012 – Seleção de finalistas feita pela comissão julgadora
4) 26/11/2012 a 14/01/2013 – Votação online
5) 15/01/2013 – Divulgação dos vencedores através do site

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 Entende-se por Estrada Real os quatro caminhos abertos oficialmente pela Coroa Portuguesa. Estes caminhos ligam as antigas regiões das minas e das pedras preciosas, no interior do estado de Minas Gerais, ao litoral do Rio de Janeiro, passando ainda por São Paulo. Hoje, a Estrada Real passa por 199 municípios – 169 em Minas Gerais, 22 em São Paulo e 8 no Rio de Janeiro – e tem 1,6 mil quilômetros de extensão e mais de 80 mil quilômetros quadrados de área de influência. Saiba mais no site www.concursoestradareal.com.br

10.2 Todos os participantes do concurso asseguram, desde já, que são os detentores dos direitos autorais morais e patrimoniais, conexos e de imagem e som, pertinentes à sua respectiva obra.

10.3 Não será permitida a participação de funcionários do INSTITUTO ESTRADA REAL – IER.

10.4 Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil, respondendo pelo menor que cometer qualquer seu representante legal perante o concurso.

10.5 O não cumprimento de quaisquer das regras deste edital poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação das obras inscritas, e, consequentemente, do respectivo participante.

10.6 O ato de inscrição no concurso e a apresentação das obras implicam na plena aceitação e concordância, pelo participante, de todas as disposições deste edital e dos regulamentos específicos.

10.7 A comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste edital e regulamentos, não cabendo recurso.

10.8 Os participantes vencedores deste concurso se comprometem de forma irretratável, a ceder os direitos de utilização sobre sua obra vencedora, bem como autorizam a utilização de sua imagem, pelo IER, desde que sem nenhum caráter comercial por parte deste instituto, para divulgação em todos os meios de publicidade que o mesmo achar conveniente, para promoção deste concurso.
Tanto a cessão, quanto a autorização deverão ser objeto de instrumento próprio celebrado entre os autores cedentes e o Instituto Estrada Real, após a divulgação do resultado final do Concurso Estrada Real – Imagens e Poesia.

10.9 O autor, ao inscrever sua obra, para participar deste concurso, assume pessoalmente ou devidamente representado, de forma exclusiva, toda e qualquer responsabilidade, civil e ou criminal, relacionada com pessoas, animais e objetos retratados em sua obra, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da obra inscrita, excluindo de tais responsabilidades o SISTEMA FIEMG e a comissão julgadora.

10.10 No caso de coletivos artísticos, a pessoa física, responsável pela inscrição, caso tenha sua obra premiada, poderá solicitar que o crédito seja dado ao coletivo.

10.11 O Instituto Estrada Real não necessariamente publicará todas as fotos recebidas.

10.12 Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vendedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a Lei nº5768/71 e decreto nº 70.951/72, artigo 30.

10.13 Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, divulgação dos vencedores, comparecimento ao evento de premiação, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.

10.14 Em caso de reprodução de obras que não sejam de domínio público; OBRIGATORIAMENTE, deve-se obter, antecipadamente, autorização do autor da obra e seus sucessores.

10.15 Os casos omissos deste regulamento serão decididos por uma comissão composta por pessoas indicadas pelo Instituto Estrada Real, promotor do evento.

10.16 De acordo com o regulamento os nomes dos participantes, juntamente com as obras cadastradas, serão citados a livre escolha dos organizadores no site do Instituto Estrada Real bem como sites ou matérias relacionadas ao concurso.

10.17 A divulgação do resultado do concurso, com a lista dos participantes e obras vencedoras, será divulgada apenas no site do concurso na internet. www.concursoestradareal.com.br

10.18 Quaisquer dúvidas sobre o edital e os regulamentos específicos devem ser encaminhadas ao email: contato@concursoestradareal.com.br. Este email será desativado após o encerramento do concurso.

Postagens mais visitadas deste blog

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

08.03.2024 -20º Prêmio Barco a Vapor | 2024 (#Brasil - @ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)