Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Urgente - Concurso Literário do Outono Vivo 2012 (Portugal)

Com o tema “Açorianidade – Percursos à Volta de Casa”, Inscrições abertas para o concurso literário do Outono Vivo 2012 na Praia da Vitória

Estão abertas as inscrições para o concurso literário que decorre no âmbito do Outono Vivo 2012, cuja edição está agendada para o período entre 26 de outubro e 04 de novembro na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória. As inscrições estarão abertas até 22 de outubro de 2012.

O concurso deste ano é subordinado ao tema “Açorianidade – Percursos à Volta de Casa”, tema que que dá o mote ao Outono Vivo 2012, numa edição que terá como figura central o escritor Vitorino Nemésio, “pai” do conceito de Açorianidade.

O concurso literário, promovido anualmente no âmbito deste evento cultural organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, “destina-se a promover e a consolidar hábitos de escrita criativa”.

«Viagem, percurso, distância, conforto do conhecido e desassossego vertiginoso do desconhecido. Este é o tema do Concurso Literário Outono Vivo 2012. Partindo do título geral do evento – “Açorianidade -Percursos à volta de casa” –, convida-se a refletir sobre o tema da Viagem. Inserido num espaço e num tempo, cercado de rituais, obrigações e “pré-conceitos”, o homem contemporâneo vive quotidianamente a ânsia da viagem. Renovação, crescimento, anulação, viajar torna-se um ato multifacetado, já pelo calor do ninho, já pela segurança do ovo, já pelo canto da sereia. Será a viagem plena humanamente concretizável ou eterna utopia desafiadora?», lê-se no regulamento do concurso, disponível no sítio da Autarquia na Internet, acessível em www.cmpv.pt.

Podem participar no concurso todos os indivíduos com mais de 14 anos, capazes de desenvolver, em prosa, um texto tendo por base a temática proposta.

Os trabalhos serão reunidos em dois grupos: participantes com idades entre os 14 e os 18 anos (Grupo A) e participantes com mais de 18 anos (Grupo B). Os concorrentes do Grupo A disputam três prémios: 150 euros para o primeiro lugar; 100 euros para o segundo classificado; e 50 euros para o terceiro lugar. Os concorrentes do Grupo B disputam também três prémios: 750 euros para o primeiro lugar; 500 euros para o segundo lugar; e 250 euros para o terceiro lugar.

A divulgação dos vencedores e a cerimónia de entrega dos prémios ocorrerá no decorrer do evento “OUTONO VIVO”, a acontecer na Praia da Vitória, entre 26 de outubro e 04 de novembro de 2012.

Os trabalhos submetidos a concurso deverão ser entregues, em mão ou via correio, até ao dia 22 de Outubro de 2012, na Praia Cultural - Cooperativa de Interesse Público e de Responsabilidade Limitada, ao cuidado do Vereador da Cultura, Paulo Codorniz, Câmara Municipal da Praia da Vitória, Rua S. Salvador nº. 2, Santa Cruz, 9760-541, Praia da Vitória.

O texto deverá ter até duas páginas A4 com espaço e meio entre linhas, com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12. Os textos deverão ser entregues num sobrescrito contendo no interior dois envelopes: um com o texto original (em papel) com 5 cópias; outro com as indicações pessoais dos candidatos (nome, morada, profissão, número de telefone e data de nascimento) numa folha de papel. Deve constar em todos os envelopes, no exterior, o pseudónimo com que se assinou o texto e o grupo em que se inclui o participante (Grupo A ou Grupo B).

O Júri do concurso, composto por cinco elementos (a convidar pela organização) analisará os textos com base na sua criatividade/inovação, qualidade literária, organização, coerência e coesão.

A edição deste ano do Outono Vivo decorre de 26 de outubro a 04 de novembro. O programa final do evento (organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória desde 2006) será apresentado brevemente.

Postagens mais visitadas deste blog

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

08.03.2024 -20º Prêmio Barco a Vapor | 2024 (#Brasil - @ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)