Resultado - Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada

O livro de poesia “O Mar de todos os deuses”, da autoria de Helena Barbagelata, venceu o Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada 2012. O galardão foi atribuído no dia 10 de dezembro, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda.

Em 2012, a comissão julgadora foi formada pelas seguintes personalidades: Luis Machado, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Fernando Fitas, em representação da Câmara Municipal de Almada, e Lina Céu Brito Martins Carvalho, em representação da Sociedade de Língua Portuguesa.


O Mar de todos os deuses

Nas palavras de Fernando Fitas, porta-voz do júri, “trata-se de um livro concebido e alicerçado num discurso poético que nos remete para o imaginário de Virgílio, um dos mais importantes autores da literatura clássica e que nos surpreende, sobretudo, por ter sido escrito por uma jovem de apenas 21 anos”.


Sobre a autora

Helena Barbagelata nasceu em Lisboa a 6 de dezembro de 1991 e reside na Cova da Piedade. É estudante de Ciência Política e Relações Internacionais e História da Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realiza tradução e publica prosa e poesia em antologias e revistas literárias em Portugal, Brasil e Itália, tendo sido premiada em diversos concursos internacionais.