21 de maio de 2013

Ceará barra HQ selecionada em edital

Fonte: O Globo

Aprovada em programa de incentivo, obra do coletivo Seres Urbanos foi retirada por ter ‘cenas de sexo explícito’


O artista plástico e quadrinista Weaver Lima, do coletivo cearense Seres Urbanos, se diz perplexo. Em julho de 2012, ele e seus parceiros artísticos viram o projeto “Seres Urbanos (1991-1998): Coletânea da HQ Underground Cearense” aparecer no Diário Oficial do Estado, depois de aprovado pelas comissões jurídicas e técnicas do VIII Edital Ceará de Incentivo às Artes. O grupo entregou todos os documentos necessários e logo abriu uma conta para receber os R$ 15 mil destinados à publicação. O dinheiro, contudo, nunca entrou. Depois de meses tentando entender o atraso no repasse dos recursos, finalmente receberam, no mês passado, uma resposta concreta da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
— Avisaram que nosso projeto tinha conteúdo pornográfico, que não era apropriado para menores, e que seria inabilitado — conta Lima. — O estranho é que outros trabalhos aprovados também tinham conteúdo para adultos e nem por isso foram reavaliados. Nos sentimos censurados.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/ceara-barra-hq-selecionada-em-edital-8446336#ixzz2Tx86caNP
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.