Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Balanço Anual, Agradecimentos, Planos e Desejos - 2020 / 2021

Em 12 de maio de 2011, este blog deu início às suas atividades.
 
De lá para cá, foram mais de 13.400.000 visualizações de página, em um total de 2.386 publicações de prêmios e concursos literários, seleções para antologias e chamadas para publicação.
 
--
 

2020

 
Em 2020, foram divulgados 334 concursos, seleções ou chamadas, superando o recorde de 315 em 2012; e ultrapassando em quase 70% as 200 publicações de 2019.
 
Em julho, publiquei a nota Concursos Literários nos tempos de pandemia, sinalizando o notável aumento no número de concursos e outras seleções. O crescimento manteve-se até outubro, quando o número de concursos tende a cair, bem como quando comecei a enfrentar o período mais complicado do ano na minha vida profissional e pessoal. Infelizmente, alguns concursos não foram ao ar por falta de tempo ou de condições de saúde e, por esta situação, peço desculpas a todos, em especial aos organizadores que ficaram sem retorno até o final de dezembro.

Como cheguei ao assunto da saúde: agradeço novamente a todos pelo carinho e por todas as mensagens de melhoras no período de internação. Fez muita diferença!
 
 --
 

Coletivo que Funciona

 
A criação do grupo  Concursos Literários e Resultados | Autores-Leitores tem se provado uma decisão acertada. A cada dia a dinâmica e o funcionamento do grupo se aprimoram, com mais gente se tornando especialista em garimpar concursos literários e, especialmente, em compartilhá-los com o próximo.

Neste sentido, o próprio Facebook destaca alguns nomes e faço questão de agradecê-los pela colaboração com este projeto e pelo apoio que prestam aos demais autores-leitores.

Obrigado, Marcos Loiola, Marcos Pontal, Evandro Valentim de Melo e Agnes In!

--

Novidade: Grupo Livre


Hoje mesmo criei o Grupo Livre sobre Concursos Literários e Literatura, pois o grupo de Concursos Literários e Resultados é mais voltado a auxiliar na construção e manutenção do blog. E se tornou cada vez mais evidente a necessidade de um espaço mais aberto, mais livre e até mais democrático.

Começou bem e acho que já tem mais de 200 pessoas lá. A única regra é que o grupo é autorregulado; e eu quero ver no que vai dar isso!

--

Planos para 2021


10 anos do blog

 
Este ano o blog completa 10 anos e a data não pode passar em branco, mesmo que seja sem aglomeração, seguindo todos os protocolos. Estou pensando em conseguir um troféu bem bacana e organizar, enfim, o terceiro Desafio de Escrita Criativa do blog. Não tenho condições de fazer algo grandioso, mas podemos tornar esta data mais marcante!


Plano de Assinatura


Além disso, quando fiquei pensando na situação do blog durante a minha internação, comecei a matutar uma possibilidade de garantir as atualizações mesmo nos períodos mais complicados. A ideia seria a seguinte: criar um financiamento coletivo no modelo de assinatura mensal.
 
Não seria algo obrigatório, teria um caráter de doação para ajudar a manter o projeto nas melhores condições, mas não seria condição para acesso, pois a gratuidade do blog é inegociável e dali não arredo o pé.
 
O rascunho seria o seguinte: aqueles que pudessem e quisessem colaborar com R$5,00 ou R$10,00 por mês, poderiam ajudar a manter um(a) bolsista, que se dedicasse dez horas por semana ao blog e que pudesse complementar sua renda com esta atividade. Pensei nessa dinâmica porque não tenho um CNPJ nem condições de contratar alguém de maneira efetiva; mas ainda preciso avaliar bem porque não quero oferecer um subemprego ou cometer quaisquer ilegalidades.
 
Se o financiamento render mais do que o esperado, ainda podemos pensar em economizar para outras melhorias que poderiam tornar o projeto mais colaborativo.

Ainda está tudo no mundo das ideias, mas vamos conversando para tentar trazer isso para a realidade. Se tiver algum advogado trabalhista aí, por favor, leia os parágrafos acima e me oriente!

--

Desejos para 2021


Para finalizar, desejo que todos tenhamos um 2021 mais leve; e que venha logo uma vacina para podermos volta a nos abraçar, para curarmos nossas feridas, para podermos chorar juntos por aqueles que partiram sem oportunidade de despedida, bem como para podermos visitar com segurança todos aqueles que mais amamos e que seguem com todos os cuidados.



Abraços fraternos,
Rodrigo Domit
 
 
ps: só de escrever isso aqui já estou cansado como em um dia longo e repleto de reuniões; mas logo estarei 100%!

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.05.2024 - 33º Concurso de Contos Paulo Leminski (@ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)