Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Balanço 2022 e Agradecimentos


Em 2022, este projeto divulgou 332 concursos e seleções literárias, além das Seleções Permanentes, Resultados, Notas do Editor, entre outros conteúdos.

As publicações do blog foram acessadas neste período por mais de 100.000 usuários, totalizando 852.009 visualizações de página.
 
A grande maioria dos acessos teve origem no Brasil (80%), seguido por Portugal (8,24%) e EUA (5,51%). Cerca de 50% dos acessos ocorreram através de ferramentas de busca, enquanto pouco mais de 30% dos acessos foram de forma direta.

Os concursos literários com maior "audiência", sem contar os acessos à versão mobile do blog e às redes sociais, foram o Prêmio Florbela Espanca (3.630 acessos), seguido pelo Concurso de Contos Paulo Leminski (3.400 acessos), pelo Prêmio Cidade de Belo Horizonte (3.318 acessos), pelo Prêmio Literário Máquina de Contos (3.273 acessos) e pelo Prêmio Barueri de Literatura (2.997 acessos).

Nas Redes Sociais, há 22.107 seguidores na página do Facebook, 5.167 seguidores no Instagram e 3.729 no Twitter. Estas redes são alimentadas automaticamente com as atualizações do projeto, através da ferramenta dlvr.it.
 
Destaque-se que o grupo do Facebook para compartilhamento de Editais e Resultados reúne 10.599 membros; e conta com auxílio providencial de Ana Rosa Santana, Cristina Bresser Campos e Zé Ronaldo na moderação.

--

Para além dos números, 2022 foi um ano com uma mudança intencional:

1. Após acompanhar o número de acessos às principais páginas do blog, as páginas Concursos do Mês e Final do Mês foram desativadas*, de modo a concentrar e priorizar os esforços na página de Concursos com Inscrições Abertas, anteriormente chamada de Concursos do Ano.
 
* as publicações mensais destacando os concursos do próximo mês devem continuar, a página fixa é que foi desativada.

E uma mudança forçada:

2. O serviço de cadastro para receber atualizações por e-mail foi encerrado pelo Google, forçando a mudança para as alternativas listadas em: https://concursos-literarios.blogspot.com/p/mailing.html.
 
--

E, como sempre faço questão de frisar, tudo isso que citei acima só foi possível graças às pessoas que colaboraram com este projeto:
  • Organizadoras e organizadores de concursos e seleções literárias (se não fossem tantas e tantos, não haveria motivo para a existência deste projeto);
  • Voluntárias e voluntários na moderação das redes do projeto;
  • Autoras e autores que compartilharam editais e resultados através dos Contatos do projeto;
  • Todas e todos que divulgaram o projeto nas suas redes, aos seus colegas, aos seus alunos, ajudando o projeto a ir além das suas fronteiras atuais.

Agradeço a cada um de vocês.
E desejo um excelente 2023 para todos nós!


 
Abraços,
Rodrigo Domit
 

 

Postagens mais visitadas deste blog

31.05.2024 - 33º Concurso de Contos Paulo Leminski (@ - $)

11.07.2024 - Prêmio Literário Biblioteca Nacional (#Brasil - $)

Concursos do Mês

30.06.2024 - Prêmio Literário Voz (#AutorasBrasileiras - @ - $)

30.06.2024 - 36ª Noite da Poesia de Campo Grande (@ - $)