Resultado - 45º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul

Nesta 45ª edição do Concurso Anual Literário de Caxias do Sul foram inscritos 13 títulos para concorrer à premiação de Obra Literária, 14 conjuntos de contos, 14 conjuntos de crônicas e 50 de poesias de autores estreantes. Entre autores já premiados foram inscritos 4 conjuntos de contos, 4 conjuntos de crônicas e 2 conjuntos de poesias, totalizando 101 inscritos entre todas as categorias. Os vencedores em cada categoria foram:

Categoria Obra literária:
Em Silêncios, de Marcos Fernando Kirst;


Categoria Autores estreantes:
Gênero Contos: Visões sobre a morte I: China Manchu, Visões sobre a morte II: Egito Antigo, Visões sobre a morte III: Normandia, de André William Segalla
Categoria Contos Menção honrosa: (Im) potência, Universo, Maria Antonieta, de Marilene Caon Pieruccini;

Gênero Crônicas: O botequim, A gôndola fantasma, A formatura, de Lúcio Humberto Saretta;
Gênero Crônicas Menção honrosa: Barco a vela, Jogo do "oi", Pacote de pipoca, de Cristiane Barcelos;


Categoria Autores já premiados
Gênero Contos: Tia Francolina - Entre Benzeduras e Brejeiradas, Os Cavalos de Pompílio Orelhana e Desacertos e Desconformes entre Florencio Pala-véia e Maneco Gadelha, de Juarez Nunes da Silva;

Gênero Crônicas: Monólogo de um número, Depois do sexo, Papel de homem, de Tiago Sozo Marcon.


Nas duas categorias estreantes e já premiados não houve premiação no gênero poesias.


Por determinação da lei de criação, a entrega dos prêmios do Concurso Anual Literário ocorre durante a semana de Caxias do Sul. Neste ano, a solenidade de premiação acontecerá dia 13 de junho, às 19h30min, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Após a premiação, acontecerá o Sarau Literário, no Zarabatana Café, com os vencedores de 2010 e entre poesias e canções teremos a presença de Nilcéia Kremer e Samuel Sodré para abrilhantar ainda mais a noite da premiação e do sarau.


* O Concurso Anual Literário de Caxias do Sul é uma realização da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer. Foi criado pela Lei nº 1427 de 8 de outubro de 1965 e teve sua primeira edição em 1966. O Concurso visa incentivar, reconhecer e divulgar os trabalhos literários de autores residentes em Caxias do Sul e nos municípios vizinhos.