Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

15.05.2012 - Prorrogado - I Concurso Literário de Pedro Leopoldo

Informações:
a) Serão admitidas obras em 8 gêneros (ver no regulamento)
b) Os trabalhos devem ser sobre o tema Humor
c) Exclusivo para residentes ou nascidos em Pedro Leopoldo (MG)
d) Inscrição apenas pelo correio
e) Não há limite no número de trabalhos

Premiação:
I) Em cada gênero: 1º lugar: troféu e certificado; 2º lugar: medalha e certificado; 3° lugar: medalha e certificado

Prazo: Prorrogado até 15 de Maio de 2012


Organização:
Blog Cultura de Pedro Leopoldo, com a parceria da Padaria Santos
Contato: concursoliterariopl@gmail.com


Fonte:


Regulamento:
Pelo presente Regulamento está aberto o I Concurso Literário de Pedro Leopoldo. O Concurso Literário de Pedro Leopoldo, organizado pelo Blog Cultura de Pedro Leopoldo em parceria com a Padaria Santos. O Concurso Literário tem por finalidades valorizar e divulgar obras literárias produzidas no município, estimular novos talentos, valorizar a expressão literária, incentivar a difusão da produção literária e o gosto pela escrita e leitura em Pedro Leopoldo. Este Concurso objetiva também a difusão da cultura como valor educativo e o fortalecimento de espaços de convivência como ambientes difusores da arte e da literatura.

1. O Concurso Literário de Pedro Leopoldo é aberto a participantes residentes, trabalhadores, estudantes ou nascidos em Pedro Leopoldo, maiores ou menores de idade – os últimos, com autorização expressa do pai, mãe ou responsável.

2. O tema desta primeira edição é HUMOR, podendo o/a autor/a inscrever obras nos seguintes gêneros
1. Poesia
2. Conto ou mini-conto
3. Causo
4. Crônica
5. Peça teatral/ texto de dramaturgia
6. Biografia/ autobiografia
7. Quadrinhos e/ou charge
8. Lendas (rurais e/ou urbanas)
Não serão admitidas obras publicadas em qualquer veículo ou suporte, mantido o ineditismo inclusive durante a vigência do concurso, não admitida obra publicada na íntegra ou parcialmente em qualquer veículo ou suporte, sendo impresso ou virtual incluindo redes sociais, jornais, blogs etc.
Serão admitidas obras compostas por textos e/ou imagens, com ou sem projeto gráfico e escritas na língua portuguesa (para o caso de obras contendo textos), com um ou mais autores. Não há limite de páginas nem especificação de suporte/tamanho para apresentação das obras.

3. Serão eliminadas obras que exprimam quaisquer tipos de preconceitos, sejam religiosos, raciais, sexuais, de gênero, de classe social etc. Serão eliminadas obras que estimulem humilhações e violência.

4. Cada participante poderá inscrever quantas obras quiser, em qualquer gênero previsto no concurso.

5. As obras devem ser enviadas por correio postal. Será exigido: 1 via impressa, em envelope maior, sendo obra com capa com nome do Concurso, pseudônimo(s), acompanhada de CD-ROM com arquivo digital da obra inscrita. Em envelope separado, menor, lacrado, deverá conter a identificação do concorrente: ficha de inscrição (modelo anexo a este Regulamento), Termo de Cessão de direitos autorais (modelo anexo a este Regulamento), nome completo, pseudônimo, título do texto, data de nascimento, grau de escolaridade, CPF, endereço, e-mail, autorização do pai ou responsável (no caso de participante menor de idade – modelo anexo a este Regulamento), telefone, e-mail, documentos pessoais comprovando naturalidade, trabalho, estudo ou residência em Pedro Leopoldo, e breve currículo (aproximadamente cinco linhas). No exterior do envelope menor, que deverá estar lacrado, deverão constar apenas o pseudônimo do autor e o título do texto/obra. Para cada obra inscrita, o autor deverá obedecer a este procedimento.
No caso de autor menor de 18 anos será exigida a Ficha de autorização dos pais ou responsáveis para inscrição no Concurso (Anexo II).

6. As inscrições estão abertas e encerram-se em 20 de abril de 2012, valendo a data da postagem (data de correio) para aferição do cumprimento do prazo. Será eliminada obra encaminhada extemporaneamente ou entregue pessoalmente no endereço previsto. É pré-requisito para participação no Concurso a entrega por correio da obra inscrita, obedecendo-se os critérios de manutenção do sigilo em relação à autoria previstos neste regulamento. A critério exclusivo das entidades promotoras do Concurso, a data do encerramento das inscrições pode ser prorrogada.

7. Será automaticamente eliminado o texto que não satisfizer as exigências prescritas.

8. Aobra inscrita deverá ser enviada para o seguinte endereço com destinatário
I Concurso Literário de Pedro Leopoldo 2012
Rua Comendador Antônio Alves, 268
Centro
Pedro Leopoldo/MG
33600-000
Gênero (especificar)
Como remetente, obrigatoriamente, deve contar, no envelope maior, apenas o Pseudônimo do autor e o seu endereço. A identificação de autoria deve constar dentro do envelope de postagem, em envelope menor, conforme orientação deste Regulamento.

9 – Para julgar os textos será nomeada uma Comissão constituída por membros de notória competência literária, mantida em anonimato.

10 – A premiação constará de 1 certificado, 1 troféu para primeiro colocado e medalha e certificado para segundos e terceiros colocados em cada gênero. No caso de haver mais de um autor, a premiação manter-se-á única.

11. Além dos três textos premiados em cada gênero, a comissão julgadora poderá atribuir menções honrosas, mediante concessão de Certificados e/ou Medalhas.

12. Divulgado o resultado e recebido o prêmio, na hipótese de ser apurada alguma fraude, como, por exemplo, o plágio e a paráfrase, o autor responderá por medidas judiciais pertinentes.

13. Aentidade promotora do Concurso não arcará com o reembolso de despesas referentes à postagem dos textos, nem com o deslocamento e hospedagem dos ganhadores para comparecerem à cerimônia da entrega dos resultados.

14. Acerca do resultado do Concurso, os vencedores serão comunicados por telefone, por e-mail e pelo Blog Cultura de Pedro Leopoldo, a partir de 08 de junho de 2012. O regulamento e o resultado também ficarão disponíveis em culturadepedroleopoldo.wordpress.com

15. Não haverá, em hipótese alguma, devolução dos textos/das obras concorrentes. Findo o Concurso, e com a óbvia exceção dos textos premiados/selecionados, os demais serão incinerados, juntamente com os envelopes de identificação.

16. Apublicação das obras premiadas dependerá de apoio cultural posterior À realização do Concurso, ficando reservados os direitos autorais à Organização do Concurso. Este Concurso Literário não tem finalidade lucrativa.

17. Acomissão julgadora poderá deixar de atribuir o prêmio se considerar que a ele nenhum dos textos/obras concorrentes faz jus.

18. As decisões da comissão julgadora são soberanas e irrecorríveis.

19. Os vencedores do Concurso declaram, desde já, serem de suas autorias os textos/obras concorrentes, ao mesmo tempo em que, ao se inscreverem no Concurso, cedem e transferem direitos autorais aos Organizadores para publicação futura em meio digital (e impresso), sem quaisquer ônus, em caráter definitivo, plena e totalmente, com todos os direitos autorais sobre os referidos textos, para qualquer tipo de utilização, publicação ou reprodução.

20. Aparticipação do Concurso implica o conhecimento e aceitação automática do participante a todas as cláusulas do presente regulamento.

21. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora e pelos Organizadores do Concurso. Dúvidas e informações devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail concursoliterariopl@gmail.com

Anexos I, II e III:
http://culturadepedroleopoldo.wordpress.com/2012/01/26/i-concurso-literario-de-pedro-leopoldo-2012/

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)