9 de novembro de 2012

Projeto oferece 10 mil livros de graça em sete bancas de Rio Claro, SP


"Livro Vivo" já beneficiou cerca de cinco mil pessoas no município.

Títulos são doados e qualquer pessoa pode retirá-los nos diversos pontos.

Cerca de dez mil livros são oferecidos gratuitamente a leitores de Rio Claro (SP) pelo projeto “Livro Vivo”. O programa de incentivo à leitura, que empresta títulos, já beneficiou cinco mil pessoas. Os livros podem ser retirados em bancas espalhadas em sete pontos da cidade sem nenhum cadastro.
Os assuntos vão desde romances, livros de religião, juvenis até didáticos. O projeto oferece leitura para todos os gostos, além de uma ajudinha na hora de escolher os títulos. Nossa intenção é fazer com que as pessoas leiam mais, porque a leitura é o começo do estudo, quem lê mais, sabe mais”, disse a atendente de uma das bancas do projeto, Diva de Paula.
Todos os títulos foram doados e para que um livro seja retirado não é preciso nem deixar o nome. O único compromisso é assumir que vai pegar e ler. “Além disso, queremos, através do terminal de ônibus, onde as pessoas se deslocam dentro da cidade, por exemplo, fazer esse livro circular e atingir o maior número possível de pessoas que tenham o prazer da leitura”, justificou Pablo Fonseca, coordenador do projeto.
A intenção é fazer com que a leitura chegue ao maior número de pessoas. “As vezes eu vou correr e passo aqui, levo um livro pra alguém, um primo, um parente. De graça, você chega tem um assunto diferente uma criança lê um livro e você já fica legal”, comentou a guia de turismo e usuária das bancas do “Livro Vivo” Rosimeire De Pratti.

Onde encontrar
Há bancas do projeto “Livro Vivo” na Estação Ferroviária, Jardim Panorama, Distrito de Ajapi, bairro Santa Elisa, Centro, Cervezão e na Vila Indaiá. Os livros podem ser retirados das 8h às 17h.