14 de janeiro de 2013

31.03.2013 - Prorrogado - Seleção para Antologia "Mil Poemas para Gonçalves Dias"

Informações:
a) Seleção de poesias
b) Tema: Gonçalves Dias
c) Inscrição por E-mail

Prazo: 31 de Março de 2013


Fonte:


Organização:
IHG de Caxias e a Academia de Letras de Caxias-MA.

Contato e Dúvidas:

Regulamento
Lançamento da Antologia (09 a 11 de Agosto de 2013) nas cidades de São Luís-MA, Caxias-MA e Guimarães-MA, Brasil

Os poemas/trabalhos podem ser enviados até 31 de março de 2013 ou até completar a meta de 1000 poemas.

A ideia vem do Chile. Nasceu por ocasião da comemoração do aniversário de 107 anos do grande poeta Chileno Pablo Neruda, quando entre outras atividades foi lançada a antologia “MIL POEMAS A PABLO NERUDA” organizada por Alfred Asís. Esta homenagem foi estendida para o Poeta Peruano Cesar Vallejo, que terá a sua antologia “MIL POEMAS A CESAR VALLEJO”.

Nessa ocasião surgiu a ideia da organização de uma antologia e homenagem dessa natureza para um poeta brasileiro. O primeiro desafio centrou-se na escolha do nome, a partir da compreensão da existência de um quantitativo razoável de pessoas dignas dessa homenagem. A preocupação foi dividida com a Profa Maria Cícera Nogueira, que prontamente entendeu a responsabilidade da missão, de modo que dessas análises resultou a escolha do nome de Gonçalves Dias, principalmente em razão de este grande poeta maranhense:

- Ter procurado formar um sentimento nacionalista ao incorporar assuntos dos povos e das paisagens brasileiras na literatura nacional;
- Desenvolver o Indianismo, ao lado de José de Alencar;
- Por sua importância na história da literatura brasileira ao incorporar uma ideia de Brasil à literatura nacional;
- Por sua grande obra, que nos estudos literários é enquadrada no Romantismo.

Regras para envio das obras:

1. Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias”
- cada Poeta poderá apresentar até cinco (cinco) poemas homenageando Gonçalves Dias. Formato A4, times New Roman, tamanho 12, espaço 1,0.
- enviar adjunto currículo literário resumido (no máximo seis linhas), em que conste data de nascimento, cidade e país de origem; com foto atualizada,
- a aceitação dar-se-á na ordem de recebimento da (s) obra(s), até se completarem os 1000 (mil) poemas. Um mesmo autor poderá mandar uma poesia, caso queira enviar outra obra posteriormente, dentro do limite de cinco (05) por Poeta, poderá fazê-lo, indicando que já enviou uma primeira obra; sendo colocadas todas juntas.
Envio de Poesias para: dilercy@hotmail.com

2. Estudos e pesquisas:
- cada autor ou co-autor poderá enviar até dois (02) textos, com o máximo de 20 (vinte) páginas, formato A4, Times new Roman, tamanho 12, espaço 1, incluindo bibliografia e fotos.
- ao enviar sua obra, deverá vir acompanhada pequena bio-bliografia, com foto atualizada, em que conste o motivo de participar da antologia; cidade e país de origem;
- a publicação se dará na ordem de recebimento da (s) obra(s).
Envio de Trabalhos para: vazleopoldo@hotmail.com


A Editora da Universidade Federal do Maranhão–EDUFMA vai editar a Antologia sem custos para os autores. Precisamos completar os MIL POEMAS, por isso pedimos a sua colaboração para divulgar também, na sua cidade, no seu Estado, no seu país e para os seus contatos no estrangeiro!

CONTATO: Dilercy Adler - dilercy@hotmail.com