Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Nota do Editor - Financiamento Coletivo x Publicação Cooperativada

Prezadas e prezados,


Diante do surgimento de algumas dúvidas em relação às seleções para publicação em antologia, julguei que seria pertinente esclarecer a diferença significativa entre Publicação Cooperativada e publicação através de Financiamento Coletivo.

Ambas são maneiras de uma editora garantir o investimento na publicação de uma obra literária; modelos de negócio voltados a garantir que uma obra não resultará em prejuízo. O que as diferencia é quem paga pela publicação.

--

Publicação Cooperativada


Modelo de negócio que existe há décadas, que já recebeu diversos outros nomes, usando termos como cooperação, parceria, coparticipação, associada; e que ainda é muito utilizado por diversas editoras e instituições.

Os autores financiam a publicação, seja através da aquisição de um número determinado de exemplares, do pagamento de valores referentes ao número de textos ou páginas, ou de outros acertos específicos.

Na Publicação Cooperativada, são sempre os autores que pagam pela publicação.

--

Financiamento Coletivo

Modelo de negócio que começou a ganhar força nos últimos 5 a 10 anos, com o surgimento de plataformas de crowdfunding, financiamento coletivo, como, por exemplo: Benfeitoria, Catarse, Kickante, entre outras.

No caso das editoras, o financiamento coletivo funciona como um espécie de pré-venda dos livros, permitindo que as pessoas façam suas colaborações, em valores específicos, e que recebam exemplares do livro como recompensa (além de outras possibilidades de recompensa, envolvendo agradecimentos, marcadores de página, camisetas, etc).

No Financiamento Coletivo, são os leitores que pagam pela publicação.

--

Política Editorial do Blog

Há concursos sérios que cobram taxa de inscrição, bem como organizadores de antologias comprometidos com o incentivo à produção literária que ainda usam o modelo de publicação cooperativada. Mas há também muitas pessoas que se aproveitam da boa-fé e esperança de novos autores para cobrar valores abusivos em publicações realizadas com pouco esmero.

Cada autor pode, individualmente, decidir se participa ou não de quaisquer seleções. Este blog, no entanto, por ser uma referência para autoras e autores de todo o Brasil (e também de alguns irmãos lusófonos), precisa obrigatoriamente assumir posições e fazer pressão positiva no sentido da valorização dos autores e do trabalho autoral.

Neste contexto, este blog não publica seleções que incorram em custos obrigatórios para os autores, o que engloba todas as antologias com publicação cooperativada.

No caso dos financiamentos coletivos, estabelecemos duas condições para que se enquadrem à Política Editorial:
  1. Os autores não podem ser obrigados a colaborar no financiamento coletivo para ter suas obras publicadas;
  2. É obrigatória a quitação de direitos autorais, através de valor em espécie, número de exemplares ou porcentagem sobre os lucros.
Desse modo, a pessoa tem a oportunidade de participar e ver seu texto publicado e valorizado, sem nenhum custo. E cada um pode optar individualmente por aderir ao financiamento coletivo ou não, caso tenha interesse e disponibilidade.

--

Pressão Positiva

Perde-se a conta dos editais e regulamentos alterados, nos últimos anos, para se adequar à Política Editorial deste blog. Algumas vezes por iniciativa nossa de encaminhar as sugestões; em outras, porque já elaboram os editais pensando em contar com o apoio deste projeto.

No final das contas, acabamos criando um círculo virtuoso, visando sempre à valorização dos autores e do trabalho autoral, assim como ao reconhecimento às pessoas e instituições que se dispõem a dedicar seus esforços ao incentivo à produção literária, à edição e distribuição de livros.



Espero que as dúvidas estejam esclarecidas e coloco-me à disposição para receber críticas e sugestões.



Abraços,
Rodrigo Domit
Editor do blog Concursos Literários

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.05.2024 - 33º Concurso de Contos Paulo Leminski (@ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)