Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Dica - Criar alertas do Google


É bem comum que eu receba e-mails de autoras e autores que gostariam de saber sobre concursos voltados a gêneros específicos (apenas contos, somente poemas) ou para modalidades específicas de concursos e seleções (recepção de originais para publicação, prêmio para livros publicados, apenas com prêmio em dinheiro). E minha resposta é sempre a mesma: eu não ofereço nenhum serviço personalizado, mas as opções que eu encontro ou recebo pelas redes estão todas no blog, basta acessar o menu de Inscrições Abertas e pesquisar.
 
Infelizmente, eu não tenho condições de prestar qualquer atendimento individual ou de criar ferramentas de automação que o façam; e também não tenho interesse em organizar um serviço com mensalidade para esse atendimento individual: sommelier de concursos literários (fica a dica aos empreendedores).

Eu não tenho condição nem interesse, mas o Google tem uma ferramenta que pode facilitar para que qualquer autora ou autor com um mínimo de familiaridade com a internet possa acompanhar os temas de seu interesse (para além dos concursos literários, inclusive). Esta ferramenta é o Google Alerts.
 
Tudo que você precisa fazer é acessar sua conta Google (ou criar uma) e visitar o seguinte endereço:
https://www.google.com.br/alerts
 
Com esta ferramenta, você vai poder criar alertas com expressões e termos que te interessam.
 
Você pode, por exemplo, criar um alerta com: [ prêmio "livros publicados" ] *
* Não use os colchetes, digitei-os apenas para separar os termos de busca do texto da publicação!
 

Após digitar os termos e expressões que deseja acompanhar, você vai selecionar a Frequência de envio dos Alertas, tipos de Fontes consultadas, Idioma, Região, se quer aplicar algum Filtro automático de qualidade de conteúdo e também se quer receber o Alerta por e-mail ou em um RSS.


Dicas extras:
 
1. O que estiver entre aspas forma uma expressão. E, neste caso, a busca retornará resultados em que as palavras aparecem juntas e nesta mesma ordem.
Você pode criar alertas apenas para uma expressão, apenas por termos, mas também pode misturar termos e expressões.
 
2. Você precisa cuidar para tentar afinar a sua busca, de modo a evitar que seja muito ampla ou muito restritiva. Se for muito ampla, você vai receber muito conteúdo que não se enquadra ao seu interesse. Se for muito restritiva, não vai receber o que queria.
 
3. Você pode usar uma palavra com hífen na frente se quiser excluir todos os resultados que contenham aquela palavra.
Por exemplo, se você escrever [ -taxa ], o Google vai excluir todos os resultados que contenham esta palavra. O problema é que ele também vai excluir se estiver escrito "sem taxa de inscrição" no site; portanto, usem o hífen com cuidado. Lembrem-se da dica acima: nem muito ampla, nem muito restritiva!

4. Você pode usar o termo [ OR ] entre expressões para que Google retorne resultados que contenham uma ou outra expressão. Por exemplo, com [ "concurso literário" OR "prêmio literário ] na caixa de pesquisa, ele vai retornar todos os resultados que contenham alguma dessas duas expressões.
 No entanto, você também pode criar um alerta para cada expressão. Eu acho que é mais prático para acompanhar se criar dois alertas, mas cada um pensa de um jeito, né?
 
5. Você pode criar um alerta com seu nome completo entre aspas, para saber sempre que seu nome for citado em alguma página na internet. Isso pode ajudar a acompanhar resultados de concursos e outras publicações de seu interesse.



Pronto, agora vocês não precisam mais de mim para nada! 😅

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)

31.05.2024 - 33º Concurso de Contos Paulo Leminski (@ - $)