6 de agosto de 2012

10.08.2012 - Prorrogado - Bolsas FBN/Funarte de Criação e Circulação Literária

E-mail recebido hoje pela equipe do blog:
Prezados,
Foram prorrogadas até 10/8 (data da postagem dos projetos) as inscrições para os editais das Bolsas de Criação e Circulação Literária Fundação Biblioteca Nacional/Funarte.
Cordialmente,
Equipe Fundação Biblioteca Nacional



Em 2010, quando ainda era uma iniciativa apenas da Funarte, foi elaborado um guia para elaboração dos projetos para bolsa de criação. Ele segue no link abaixo e, apesar de algumas alterações no edital quanto à organização do projeto, com certeza servirá para os que pretendem se inscrever neste ano:
https://docs.google.com/open?id=0B_XQuRQ8D5iCOHVkSm9IeWh3WlE


Informações:
a) Editais de bolsas para criação e circulação literária

Premiação:
I) 30 bolsas de criação: R$15.000,00
II) 20 bolsas de circulação: R$40.000,00

Prazo: Prorrogado até 10 de Agosto de 2012


Fonte:
http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_padrao_apresentacao=25&nu_item_conteudo=2230&nu_pagina=1


Organização:
Fundação Biblioteca Nacional
Funarte

Informações e Dúvidas:
bolsacriacaoliteraria@bn.br
bolsacirculacaoliteraria@bn.br


Regulamento:
Bolsas FBN/Funarte de criação e circulação literária têm inscrições abertas até 2 de agosto

Estão abertas as inscrições para os editais das Bolsas de Criação e Circulação Literária Biblioteca Nacional/Funarte.

Ao todo serão oferecidas 30 bolsas para a criação literária na categoria iniciante, em âmbito nacional, no valor de quinze mil reais cada. O objetivo é promover o desenvolvimento de projetos de criação de romances, contos, crônicas, novelas e poemas. Já para a circulação literária, serão destinadas 20 bolsas no valor de quarenta mil reais, com o intuito de concretizar projetos voltados à promoção e difusão da literatura por meio de oficinas, cursos, contação de histórias e/ou palestras. O projeto tem investimento total de um milhão e duzentos e cinquenta mil reais.

Quem pode concorrer

Estão habilitados a concorrer ao edital de Criação Literária pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no país há mais de três anos e que tenham no máximo dois livros de sua autoria publicados com ISBN. Os projetos têm seis meses de prazo para serem realizados, e entre as 30 bolsas concedidas serão selecionadas até três obras para publicação via editora FBN.

Já para o edital de Circulação Literária, podem concorrer pessoas físicas maiores de dezoito anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no país há mais de três anos. Os projetos deverão ser desenvolvidos no prazo de 06 meses, exclusivamente nos Territórios da Cidadania, e preferencialmente nas regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste, apontadas pelo 3º Relatório Retratos da Leitura no Brasil como as de maior necessidade de investimento no fomento à leitura.

Acesse aqui o edital de Criação Literária e aqui a ficha de inscrição. Clique aqui para baixar o termo de responsabilidade.

Acesse aqui o edital de Circulação Literária e aqui a ficha de inscrição. Acesse aqui a lista de com os 120 Territórios da Cidadania e aqui o Decreto de 25 de fevereiro de 2008, que instituiu o Programa Territórios da Cidadania.

Em caso de dúvida, escreva para bolsacriacaoliteraria@bn.br ou bolsacirculacaoliteraria@bn.br.


Arquivos:

Criação:
- Edital
- Ficha de Inscrição
- Termo de Compromisso


Circulação:
- Edital
- Ficha de Inscrição
- Lista dos 120 Territórios da Cidadania