Projetos - Um poema em cada árvore - Mobilização Nacional
APRESENTAÇÃO
O presente edital tem o objetivo de estabelecer critérios para a uniformização de procedimentos para a realização do Um poema em cada árvore em diversas cidades brasileiras.
O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais.
Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses.
Esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas anônimos em contato com novos públicos.
O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas premiadas com o Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana.
A repercussão nacional do projeto somada à sua característica pioneira e de fácil replicação permitiu que diversos poetas, educadores, agentes culturais e sociais brasileiros manifestassem interesse em realizar o Um poema em cada árvore em suas cidades.
Ao encontro dessas maravilhosas manifestações será realizado no Dia da Árvore (21 de setembro) o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) em diversas cidades brasileiras, constituindo assim uma rede de poetas e agentes culturais mobilizados em fomentar ainda mais as intenções do projeto no que refere à conquista de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia, divulgação do trabalho de poetas desconhecidos do grande público e elevação do índices de leitura em nosso país.
DAS CARACTERÍSTICAS DO UM POEMA EM CADA ÁRVORE (MOBILIZAÇÃO NACIONAL)
- O Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) será composto de até 25 (vinte e cinco) poemas, sendo 15 (quinze) poemas selecionados pelo Instituto Psia e até 10 (dez) poemas de poetas locais escolhidos pelo Articulador Local.
- Os 15 (quinze) poemas selecionados pelo Instituto Psia serão pendurados em todas as cidades participantes.
- Os poemas dos poetas locais, escolhidos pelo Articulador Local, participarão apenas da iniciativa em suas respectivas cidades.
- Os poemas deverão ser impressos em papel reciclado e pendurados nas árvores conforme procedimento adotado pelo Instituto Psia na cidade Governador Valadares/MG.
- Em cada impressão constará o poema, o nome do poeta, a cidade do poeta participante, o blog ou site do poeta, o nome do idealizador do Um poema em cada árvore, a logomarca do projeto, o nome do Instituto Psia (Coordenador Nacional) e o nome do Articulador Local.
- O Um poema em cada árvore é uma ação de baixo custo, fácil replicação, em que todas as despesas inerentes à impressão, barbante, grampo, tesoura e grampeador totalizam a quantia de 10,00 (dez reais).
DAS OBRIGAÇÕES DOS ARTICULADORES LOCAIS
1 – O Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) deverá ocorrer obrigatoriamente no Dia da Árvore (21 de setembro de 2012).
2 – Caberá ao Articulador Local de cada cidade:
- Escolher um local de acesso gratuito em que os poemas serão pendurados nas árvores.
- Organizar e divulgar localmente a iniciativa.
- Custear as despesas necessárias à realização da iniciativa em sua cidade, tais como impressão, barbante, tesoura, grampo e grampeador.
3 - Por ser uma ação de baixo custo é vedada a vinculação de patrocinadores ao projeto Um poema em cada árvore. Entretanto, o articulador local poderá realizar atividades de incentivo à leitura paralelas ao evento (oficinas, debates, palestras, exposições, feiras), podendo a essas atividades vincular patrocinadores.
Ressaltamos que a vinculação de patrocinadores ao projeto Um poema em cada árvore só é permitida através da realização de um Intercâmbio Cultural mediante Termo de Parceria com o Instituto Psia, com regulamento próprio, formato e critérios distintos dos apresentados neste presente edital.
4 – O Articulador Local deverá encaminhar os poemas selecionados para o email contato@institutopsia.org até o dia 12 de setembro, digitados em arquivo formato WORD, fonte arial, tamanho 16.
5 - Após a realização do evento, o Articulador Local se compromete a enviar para a Coordenação Nacional um relatório contendo:
- Clipping de material de divulgação e matérias na imprensa sobre a ação (internet, jornais, revistas).
- Fotos dos poemas pendurados nas árvores.
DAS OBRIGAÇÕES DA COORDENAÇÃO NACIONAL DO EVENTO
1 – Seleção dos 15 poemas que serão pendurados em todas as cidades participantes do Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional).
2 - A Coordenação Nacional se compromete a fornecer aos articuladores inscritos os seguintes itens:
- Arquivo em PDF com os poemas diagramados e prontos para impressão.
- Release e fotos para divulgação.
- Passo a passo com os procedimentos para a montagem das lâminas a serem penduradas nas árvores.
3 - A Coordenação Nacional orientará os articuladores locais a respeito do cronograma e plano de trabalho.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1 - O Articulador Local poderá ser tanto pessoa física (poetas, escritores,agente cultural, educador, agente social) quanto pessoa jurídica (ONG, associação e cooperativa) e grupos informais (coletivos) de cunho cultural, social e ambiental.
2 - Caso 02 (dois) ou mais interessados se candidatem a realizar o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) em uma mesma cidade, o Instituto Psia selecionará apenas 01 (um) Articulador Local e indicará o candidato não-selecionado ao Articulador Local para que possa contribuir de alguma forma com a realização do evento. Ressaltamos que na escolha dos articuladores locais terão prioridade pessoas que ao longo da existência do projeto Um poema em cada árvore manifestaram interesse em realizar esta iniciativa de incentivo à leitura em sua cidade.
3 - O articulador interessado em realizar o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) em sua cidade deverá manifestar o interesse até o dia 30 de agosto de 2012 através do preenchimento de formulário online por meio do endereço eletrônico: www.institutopsia.org (Clicar no link “Mobilização Nacional”).
4 - O ato de preenchimento do formulário representa ciência e concordância com o edital, suas disposições, bem como o comprometimento com a veracidade das informações ali prestadas e, também, significará que o Articulador Local irá se comprometer a realizar a ação em sua cidade.
5- O Articulador Local, indicado no formulário de inscrição, é o responsável pela realização do Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) na cidade inscrita e se compromete a não usar o evento de forma indevida, assim como sua marca para fins não previstos neste regulamento.
Fonte: