Dramaturgias Urgentes
O programa Dramaturgias Urgentes segue realizando concurso de dramaturgia, encontros com pensadores e criadores teatrais, leituras dramáticas e mantendo um site que, além de funcionar como portal de inscrição dos textos, provoca debates com artigos exclusivos.
Segue a lista dos textos selecionados no quarto módulo do concurso de dramaturgia:
Ânima Selvagem - Silvio dos Reis (Guaxupé/ MG)
Dificuldades nos relacionamentos sociais levam profissionais conceituados a formarem uma rede de proteção animal humanística. Como “sensíveis selvagens”, eles retiram córneas de malfeitores e oferecem visão a quem não enxergava. Carne de mortos desperdiçada em cemitérios e crematórios alimenta animais de rua e muda valores religiosos. É a violência do amor.
Mais um Texto sobre Violência às Vésperas do Próximo Filme do Tarantino - Camila Damasceno
(São Paulo/ SP)
Como escrever um texto sobre violência quando estamos vivendo em uma sociedade onde a violência está em todas as suas relações sociais? Quem são os autores? Quem são os personagens? Como nos comportamos nessa teia que nos envolve cotidianamente?
Por que o espanto? (Ou: É proibido atirar nas placas) - José Carlos Aragão (Belo Horizonte/ MG)
Três excursionistas são levados por um guia para visitar um inusitado monumento em um lugar ermo. Durante o passeio discutem sobre a banalização da violência no nosso dia a dia.
Amargo Doce de Leite - Rui Werneck de Capistrano (Curitiba/ PR)
Relações familiares inconclusas e estremecidas. Atrito entre menina-moça grávida e enteado que termina em tragédia. Convulsão social. Tragédia suburbana.
Assentado - Elidia Novaes (São Paulo/ SP)
Ex-agente da ditadura militar muda-se para Cuiabá, fugindo de seu passado – mais afetivo do que político –, e passa a viver isolado. Convidado a aconselhar o MST na construção de uma ponte para um assentamento, demonstra interesse. Porém seu ódio aumenta a cada minuto até que um acontecimento traz tudo à tona.
Rebuliço - José Augusto (São Paulo/ SP)
Uma inesperada situação dramática surge a partir de um evento do cotidiano urbano brasileiro, envolvendo meninos e homens de farda.
Para obter mais informações sobre o projeto, acesse: