Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Nota do Editor - Primeiro levaram os livros

Ana Lee, Aurélio Buarque de Holanda (Org.), Caio Fernando Abreu, Carlos Heitor Cony, Carlos Nascimento Silva, Edgar Allan Poe, Euclides da Cunha, Ferreira Gular, Franz Kafka, Ivan Rubino Fernandes, Machado de Assis, Mário de Andrade, Nelson Rodrigues, Rosa Amanda Strausz, Rubem Alves e Rubem Fonseca.

Esta é a lista dos autores que aparecem no memorando da Secretaria de Educação de Rondônia que determinava a retirada de 43 obras das escolas porque apresentavam "conteúdos inadequados às crianças e adolescentes".

Assim como no episódio Crivella x Bienal, a repercussão pública negativa- e a atuação dos meios de comunicação, do Ministério Público e da Justiça- garantiu que os agentes políticos voltassem atrás em suas determinações.

No entanto, fica no ar o questionamento: quando vão tentar de novo? E, se conseguirem o que querem, até onde irão? Bertold Brecht, inspirado pelo pastor luterano Martin Niemöller, nos dá o alerta: primeiro levaram os livros...



Rodrigo Domit
Editor do blog

--

Conforme consta em nossa Política Editorial¹, os princípios que regem este projeto são: o incentivo à criação literária, a defesa da liberdade de expressão, a solidariedade e a empatia. Portanto, estará sempre na contramão de qualquer um que defenda a censura, seja ao centro, à direita ou à esquerda.

¹ http://concursos-literarios.blogspot.com/p/politica-editorial.html

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)