Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Resultados - Prêmio Leya & Booker Prize

O romance "O teu rosto será o último", do escritor João Ricardo Pedro, venceu o Prémio literário LeYa , no valor de 100 mil euros. No anúncio do vencedor, ontem na sede do grupo editorial Leya, o presidente do júri, Manuel Alegre, disse que este foi um dos prémios Leya mais disputados, tendo sido escolhido João Ricardo Pedro "por maioria".

O autor, lisboeta de 38 anos, não tem obra publicada, é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, casado, pais de dois filhos e mora em Lisboa, segundo informações biográficas disponibilizadas pelo júri.

Relativamente à obra premiada, "O teu rosto será o último", o júri salientou a "composição delicada de histórias autónomas, que se traçam em fios secretos", considerando que o romance, "apoiado em imagens fortes, constrói um perturbador painel do presente português".

O júri considerou ainda que "as personagens instigantes, geradas por uma linguagem marcada pelo lirismo e pela violência do quotidiano, transitam em relatos atravessados por elipses e interrogações". Os jurados sublinham ainda o "referencial erudito" e o "poder de imaginação" que o romance, a publicar pela Leya, evidencia.

O Prémio LeYa, considerado o de maior valor pecuniário em Portugal, foi criado em 2008 e visa distinguir um romance inédito escrito em português. Este ano ao galardão candidataram-se 162 romances originais, a maior parte de Portugal e do Brasil, mas também de Inglaterra, França e Itália.


Fonte:



Booker Prize

O escritor Julian Barnes ganhou esta terça-feira o prestigioso prêmio literário britânico Man Booker Prize com seu último romance, "The Sense of an Ending" (A percepção de um fim, em tradição livre), uma meditação sobre o envelhecimento e a memória, em cerimônia celebrada na histórica prefeitura de Londres.

"Estou tão aliviado quanto encantado de receber o prêmio", brincou Barnes, de 65 anos, que rompeu a maldição, após ter sido finalista três vezes deste prêmio, dotado de 50.000 libras (79.000 dólares, 57.000 euros).
Pouco antes, a presidente do júri do Booker, ex-diretora do MI5 (serviço de inteligência britânico) e agora autora de 'thrillers' Stella Rimington, havia proclamado Barnes como ganhador por "The Sense of an Ending", que conta a história de um homem maduro que revive seus anos na escola através de um jornal herdado.
O popular escritor nascido em Leicester (centro da Inglaterra) e formado na Universidade de Oxford havia figurado três vezes anteriormente entre os seis autores pré-selecionados para o prêmio com "Flaubert's Parrot" (1984), "England, England" (1998) e "Arthur & George" (2005).
O Booker se soma à longa lista de prêmios que Barnes - autor de 10 romances, três livros de contos e uma série de romances policiais escritos sob o pseudônimo de Dan Kavanagh - recebeu nos últimos anos.
O prêmio Booker, um dos prêmios mais respeitados do mundo, é concedido anualmente à melhor obra de ficção em inglês de um autor originário da Comunidade Britânica ou da República da Irlanda.


Fonte:

Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)