5 de março de 2013

31.05.2013 - 1º Concurso Latino-americano de Contos da Fundación Mapfre

Informações:
a) Concurso de contos
b) Inscrição deve ser realizada pelos professores
c) Voltado apenas a crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos
d) Com tema (conferir no regulamento)

Premiação:
I) Notebooks, bicicletas e kits didáticos

Prazo: 31 de Maio de 2013


Fonte:
http://www.elfuturoennuestrasmanos.com/pt/concurso/


Organização:
Fundación Mapfre

Contato e Dúvidas:
http://www.elfuturoennuestrasmanos.com/pt/formulario-de-ayuda/


Regulamento:
Do que consiste o concurso?

O Concurso de Contos “O Futuro em Nossas Mãos” é uma iniciativa da FUNDACIÓN MAPFRE para fomentar a leitura e a criatividade das crianças e jovens de idade entre os 6 e os 18 que residem na América Latina.
Participam do concurso todos os países que você pode ver no mapa da nossa home page!
Se quiser participar, você só precisa escrever um conto de no máximo duas páginas sobre “O Futuro em Nossas Mãos”. Você competirá com outros alunos da sua idade por prêmios nas três fases que compõem o concurso.
Você encontrará todas as informações de que precisa nesta página.


Quem pode participar?

Para participar do concurso, você tem que ter entre 6 e 18 anos. Tanto faz se seu colégio for público ou particular.
Se você tiver entre 6 e 11 anos, participará da primeira categoria: Ensino Fundamental I.
Se você tiver entre 12 e 18 anos, poderá participar da segunda categoria: Ensino Fundamental II e Ensino Médio.


Tema do concurso

O tema do Concurso de Contos é: “O Futuro em Nossas Mãos”. Queremos que você nos conte como você se vê daqui a alguns anos e como você acha que pode contribuir para a sociedade durante esses anos? Você se vê como médico e ajudando as pessoas doentes? Apagando incêndios como um bombeiro?
Escreva seu conto e envie-o! Queremos conhecer seu conto.


Como faço para participar?

Se você for aluno
Diga ao seu professor que você quer participar do Concurso e que ele precisa se inscrever para que você possa participar.
Depois, escreva seu conto e entregue-o ao seu professor para que ele o coloque no Concurso.
Pronto. Agora é só esperar as avaliações para saber se você é o vencedor.

Se você for professor
Para poder participar do concurso com seus alunos, você precisa se inscrever no seguinte endereço:
http://www.elfuturoennuestrasmanos.com/pt/registro/
Precisamos saber suas informações pessoais, as da escola onde trabalha e os dados para contato. Quando estiver inscrito, você poderá fazer o upload dos contos dos seus alunos para que eles participem do Concurso.
Durante o desenrolar do concurso, nós o informaremos sobre as fases e sobre a avaliação dos contos de seus alunos.


Fases

O concurso divide-se em três fases:

PRIMEIRA FASE
Nesta primeira fase, você entrega seu conto para o seu professor para que ele o inclua na página web do Concurso. Seus amigos, familiares e o público em geral poderão votar no seu conto nessa mesma página web. O conto mais votado em cada uma das categorias será anunciado como o vencedor do colégio. Se o seu conto estiver entre os 20 mais votados do seu país, você passará para a fase seguinte do Concurso.

FINALISTAS DE CADA PAÍS
Se você tiver chegado a esta fase, seu conto é um dos 20 melhores de todo o país em sua categoria. Agora quem vai votar é um júri profissional designado pela organização do Concurso.
Um júri composto de 4 a 8 pessoas por país elegerá o melhor conto, por categoria, dentre todos os finalistas do seu país.
Se você for o vencedor sortudo ou a vencedora sortuda, você receberá um prêmio pela sua façanha, e o seu professor do colégio também, e passará para a fase seguinte do Concurso.
Parece difícil, mas já estamos quase terminando!

VENCEDORES
Se o seu conto passou para esta fase, é porque ele é o melhor conto do seu país. Portanto, você continua no Concurso. Agora você está competindo com os melhores contos de cada país.
Nesta última fase do Concurso, um júri da organização do Concurso avaliará seu conto pela última vez. Nesta fase será escolhido o melhor conto, por categoria, dentre os países participantes do Concurso. Como na fase anterior, cada um dos ganhadores receberá um prêmio, além do prêmio para a sua escola e o prêmio para o seu professor.


Quem ganha o prêmio?

Ganharão o prêmio absoluto do Concurso os dois trabalhos com melhor nota (um para cada nível educacional: Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II/Ensino Médio entre todos os trabalhos apresentados. Além disso, ganharão prêmios os 17 melhores trabalhos de cada um dos países e níveis educacionais restantes que estiverem participando do Concurso. Também serão premiados os professores ou tutores representantes do aluno, bem como a escola a que pertencem, conforme consta no seguinte endereço:
http://www.elfuturoennuestrasmanos.com/pt/premios/