1 de março de 2013

Editora Unesp debate direito autoral em maio

Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S.Paulo

Polêmica, a questão do direito autoral será amplamente debatida em encontro que a editora Unesp promove nos dias 27 e 28 de maio, em São Paulo. Questionamentos como o que aconteceria com o mercado editorial com o fim do direito do autor ou como o crescimento da autopublicação pode afetar o setor estarão em pauta no seminário Direitos Autorais: Tendências e Desafios Contemporâneos.

Entre os palestrantes - profissionais de vários segmentos da indústria do livro - estarão Petra Hardt, diretora da editora alemã Suhrkamp, e Eelco Ferwerda, presidente da Associação das Editoras Universitárias da Europa e da Oapen Foundation (Open Access Scholarly Publishing in European Networks).

O momento é oportuno. Com a popularização do e-book, aumenta o medo de pirataria. Além disso, editoras acadêmicas estão de olho em iniciativas de universidades americanas e europeias que adotam a política do copyleft - segundo a qual qualquer um que não tenha interesse comercial pode copiar e distribuir obras sem ferir os direitos de seu autor ou editor. Harvard e Columbia já aderem à cessão gratuita do direito autoral para parte da produção acadêmica.


Fonte: