23 de maio de 2012

Cancelado - 22º Concurso de Contos Luiz Vilela

Atenção!
O Concurso de Contos Luiz Vilela foi cancelado porque a entidade organizadora alterou cláusulas do regulamento sem consultar o autor homenageado e que referendou o concurso pelos últimos 21 anos. O autor manifestou-se contrário às alterações, que colocavam em risco a qualidade que marcou a história deste certame. A Fundação Cultural manteve sua posição e deve lançar outro edital em breve, sem a chancela e sem o nome do autor.

Lastimamos o fim de um dos principais concursos literários do país, o mais prestigiado em seu gênero, o conto.


Segue abaixo comentário publicado pelo Grupo de Pesquisa Luiz Vilela:


Concurso de Contos é modificado e Luiz Vilela desautoriza Fundação Cultural
O Concurso de Contos Luiz Vilela é dos mais tradicionais e antigos hoje no País. Caracterizou-se, sempre, pela notável qualidade de suas Comissões Julgadoras, pela alto valor de sua premiação (durante anos foi o maior prêmio literário do Brasil), pela clareza, constância e equilíbrio de seu regulamento, pela qualidade dos contos concorrentes, pelos nomes que divulgou e por revelar novos talentos da ficção brasileira.

Em termos de estruturais, na quase totalidade dos 21 concursos realizados até o ano passado, o prêmio era oferecido pela Prefeitura de Ituiutaba, a organização era feita pela Fundação Cultural de Ituiutaba e Luiz Vilela, como autor homenageado e cuja chancela referendava o Concurso no meio literário nacional e internacional, elaborava o regulamento e indicava as comissões julgadoras.

Tais fatos, públicos, foram divulgados em artigos diversos publicados nos últimos vinte anos na imprensa de Ituiutaba, seja por meio de publicações oriundas da Prefeitura local, seja na divulgação do concurso ou de seus resultados, seja em avaliações do concurso por parte de jornalistas ou agentes culturais.

O 22º Concurso foi lançado há poucos dias (veja, aqui, o edital lançado; veja, aqui, o regulamento do concurso anterior). Por não seguir os critérios até então observados para a realização do Concurso, por não ter sido consultado e por sequer ter sido informado do lançamento dessa nova edição do Concurso, o escritor Luiz Vilela divulgou nota, que reproduzimos abaixo (clique na imagem para ampliar):