Prêmio Portugal Telecom anuncia os 12 finalistas

PublishNews - 02/10/2012 - Redação


Foram três categorias: poesia, romance e contos. Os quatro livros finalistas da categoria poesia são: Escarpas (Móbile), do poeta português Gastão Cruz; Vesúvio (Companhia das Letras), de Zulmira Ribeiro Tavares; Da arte das armadilhas (Companhia das Letras); e Junco (Iluminuras), do artista multimídia Nuno Ramos.

Na categoria romance, o estreante Bernardo Kucinski, com seu primeiro romance K. (Expressão Popular) está ao lado de nomes que vêm representando um sopro renovador na literatura, como Michel Laub, com Diário da queda (Companhia das Letras); Julián Fuks, com Procura do romance (Record); e o português Valter Hugo Mãe, com A máquina de fazer espanhóis (Cosac Naify).

Para completar a lista de finalistas, os quatro contistas Dalton Trevisan, com O anão e a ninfeta (Record); Sérgio Sant’Anna, com O livro de Praga (Companhia das Letras); João Anzanello Carrascoza, com Amores mínimos (Record); e Evando Nascimento, com Cantos do mundo (Record).

O prêmio dará R$ 50 mil reais para o vencedor de cada uma das 3 categorias e mais R$ 50 mil reais para o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012, escolhido entre os 3 vencedores.