20.05.2012 - Concurso Tempos de Escola
Informações:
a) Concurso de Redações (não definem o gênero)
b) Categorias: Fundamental I - 3º ao 5º ano / Fundamental II - 6º ao 9º ano / Ensino Médio
c) Voltado aos estudantes dos municípios participantes
d) Temas relacionados a Escola
Premiação:
I) Diversos prêmios para os estudantes e para as escolas (conferir no regulamento)
Prazo: 20 de Maio de 2012
Fonte:
http://bit.ly/regulamento-temposdeescola
Organização:
Instituto Votorantim / Blog Educação
http://www.blogeducacao.org.br
Regulamento:
1. O CONCURSO
O Concurso Tempos de Escola - 4ª edição é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, que visa premiar redações de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas dos municípios brasileiros participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação (ver lista no final do documento).
2. OBJETIVOS
O Concurso Tempos de Escola tem por objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da dedicação aos estudos e o valor da educação para seu desenvolvimento pessoal e da sociedade. Para isso, o Concurso estimula que os alunos produzam textos sobre o universo escolar, registrando histórias e vivências que marcam as relações, as conquistas e os desafios que o ambiente da educação na escola proporciona às pessoas.
3. CATEGORIAS
Em 2012, o Concurso Tempos de Escola terá três categorias:
Categoria 1: ensino fundamental 1
Alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública dos municípios participantes do projeto, regularmente matriculados em 2012.
Categoria 2: ensino fundamental 2
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública dos municípios participantes do projeto, regularmente matriculados em 2012.
Categoria 3: ensino médio
Alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas da rede pública dos municípios participantes do projeto, regularmente matriculados em 2012.
4. TEMAS E FORMATOS
Cada categoria do Concurso Tempos de Escola apresenta um tema central que deverá ser observado pelos alunos participantes para a produção das redações.
Os estudantes poderão elaborar seus textos a partir do gênero literário que desejarem (exemplo: biografia, crônica, poesia ou reportagem, entre outros). Os textos podem refletir as percepções e/ou vivências deles próprios ou de terceiros, mas devem ter enfoque positivo sobre a temática da educação. Não serão aceitas redações com caráter de denúncia.
Categoria 1: ensino fundamental 1
Tema: A escola dos meus sonhos
Orientação: Os alunos deverão escrever sobre a escola que consideram ideal. Podem descrevê-la sob o ponto de vista do espaço físico, do ambiente de relações entre as pessoas, dos assuntos e matérias que gostariam de aprender, das atividades e brincadeiras que gostariam de ter ou de qualquer aspecto do funcionamento da escola que imaginarem.
Apresentação do trabalho: o texto deve ter entre 1.000 e 2.000 caracteres (contando espaços).
Participação: individual
Categoria 2: ensino fundamental 2
Tema: A escola realizando sonhos
Orientação: Os alunos deverão elaborar um texto que revele como a educação contribuiu para uma pessoa da comunidade alcançar seu sonho de vida. Pode ser um professor, um funcionário da escola, um familiar, um líder local ou qualquer outra pessoa da comunidade que o aluno admire e que reconheça o valor da educação na construção da sua trajetória. Para produzir o texto, será necessário entrevistar o personagem escolhido. Entrevistas com outras pessoas que acompanharam a história do personagem e pesquisas de materiais diversos (jornais, livros, etc) também são desejáveis. O personagem não precisa ser famoso, nem ter qualquer projeção na comunidade, o importante é que essa pessoa reconheça o valor da educação na sua história de vida.
Apresentação do trabalho: o texto deve ter entre 1.500 e 2.000 caracteres (contando espaços).
Participação: individual
Categoria 3: ensino médio
Tema: A escola na construção do meu sonho
Orientação: Os alunos deverão elaborar um texto que reflita sobre como a educação que recebe hoje vai contribuir para ele se tornar o cidadão/profissional que quer ser no futuro. A redação deve explorar a relação que o estudante estabelece entre a sua experiência educacional e seu sonho de vida, ou seja, o valor que ele atribui à educação na sua formação. As redações podem focar uma experiência específica que tenha sido marcante para o aluno e influenciado na sua forma de pensar e agir na vida.
Apresentação do trabalho: o texto deve ter entre 2.000 e 3.000 caracteres (contando espaços).
Participação: individual
5. INSCRIÇÃO
A participação dos alunos no Concurso Tempos de Escola será feita unicamente via internet, por meio do preenchimento de uma Ficha de Inscrição, disponível no site do Concurso:
www.blogeducacao.org.br/temposdeescola
A inscrição e o envio dos textos serão feitos em uma única etapa. Cada participante poderá concorrer com somente uma redação (caso envie mais de uma produção, ele será desclassificado), com indicação obrigatória do professor orientador.
Na Ficha de Inscrição deverão ser apontados:
- Dados pessoais e informações para contato;
- Informações para contato com a escola onde estuda;
- Informações para contato com o professor orientador.
6. COMISSÃO JULGADORA
As redações encaminhadas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por um representante do Instituto Votorantim, um representante da Comunidade Educativa CEDAC e representantes de Parceiros do Instituto. As decisões da Comissão Julgadora serão tomadas com base neste Regulamento, de forma soberana e irrecorrível, não cabendo recursos ou esclarecimentos posteriores. As questões não previstas neste Regulamento serão decididas pelo Instituto Votorantim.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Comissão Julgadora avaliará as produções, indicando as melhores para premiação, segundo os critérios:
- Preenchimento correto e veracidade das informações apresentadas na Ficha de Inscrição;
- Qualidade do texto quanto ao domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa: concordância, regência, pontuação, flexão, ortografia e pontuação;
- Qualidade do texto quanto à forma de apresentação em acordo com o gênero literário adotado;
- Qualidade do texto quanto ao conteúdo: pauta adequada ao tema proposto, em termos de pertinência e relevância;
- Qualidade do texto quanto à abordagem do tema: histórias bem contadas, com originalidade e criatividade.
Serão desclassificadas as redações que:
- Não atenderem aos temas propostos para cada categoria;
- Apresentarem linguagem inconveniente ou ofensiva a pessoas ou a instituições, assim como informações com caráter de denúncia;
- Sejam resultado de reprodução (total ou parcial) de outros textos, com o objetivo de burlar as disposições norteadoras deste concurso.
8. DATAS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS
Inscrição: de 01 de março a 20 de maio 2011
Organização e triagem técnica: até 10 de julho de 2012
Seleção pela Comissão Julgadora: até 31 de julho de 2012
Divulgação dos resultados: até 08 de agosto de 2012, no Blog Educação (www.blogeducacao.org.br)
Premiação: agosto e setembro de 2012.
9. PREMIAÇÃO
O Concurso Tempos de Escola premiará até 3 (três) produções por município, sendo um premiado por cada categoria (1, 2 e 3), detalhadas no item 3 deste regulamento. Ou seja, os participantes concorrem apenas com os inscritos da mesma cidade. Também haverá prêmios para os professores orientadores e para as escolas dos alunos vencedores.
Premiação para os alunos
Categoria 1 - Ensino Fundamental 1
a) Bicicleta Caloi Aro 20
b) Publicação do texto no Blog Educação
c) Diploma de participação
d) Kit de livros
Categoria 2 - Ensino Fundamental 2
a) Câmera Digital Sony - DSC-W310 Preta (12.1MP) c/ 4x zoom óptico, LCD 2.7"" e bateria recarregável + memory stick Pro Duo 4GB + carregador de bateria
b) Publicação do texto no Blog Educação
c) Diploma de participação
d) Kit de livros
Categoria 3 - Ensino Médio
a) Netbook HP Mini 110-3120br Preto c/ Intel Atom N455, 2GB, 160GB, Webcam, Wireless, Bluetooth, LED 10.1" e Windows 7 + Office 2010 Starter
b) Publicação do texto em um livro coletivo a ser divulgado em 2012
c) Publicação do texto no Blog Educação
d) Diploma de participação
e) Kit de livros
Premiação por município
Os professores orientadores e as escolas dos alunos vencedores receberão um kit de livros, certificado de participação em nome do Instituto Votorantim e acesso à plataforma FuturaTEC, espaço virtual que disponibiliza as diversas produções educativas elaboradas pelo Canal Futura.
Premiação nacional
O Concurso Tempos de Escola premiará ainda um texto “Destaque Nacional” por categoria. Os três alunos vencedores, assim como os seus professores orientadores, receberão um computador cada.
Os textos premiados serão tema de reportagem exclusiva a ser produzida pelo Canal Futura. A equipe do Canal fará a cobertura na cidade e realizará entrevistas com os alunos, professores e escolas premiadas.
A entrega dos prêmios será feita localmente por um representante do Grupo Votorantim em cerimônia a ser realizada em local e data a ser definida em conjunto com a direção da escola em que o aluno estuda e/ou a Secretaria de Educação da cidade.
O concurso é voltado aos estudantes e escolas dos seguintes municípios:
Arroio Grande (RS)
Barra do Riacho (ES)
Belmiro Braga (MG)
Capão Bonito (SP)
Capão do Leão (RS)
Caravelas (BA)
Catanduva (SP)
Conceição da Barra (ES)
Fortaleza de Minas (MG)
Governador Mangabeira (BA)
Itapeva (SP)
Jacareí (SP)
Jambeiro (SP)
Laranjeiras (SE)
Mucuri (BA)
Matão (SP)
Miraí (MG)
Niquelândia (GO)
Paracatu (MG)
Paulista (PE)
Pedro Canário (ES)
Piraju (SP)
Primavera (PA)
Resende (RJ)
Ribas do Rio Pardo (MS)
Rio Branco do Sul (PR)
Santa Branca (SP)
São Mateus (ES)
São Miguel (SP)
Sobradinho (DF)
Sobral (CE)
Três Marias (MG)
Vazante (MG)
Vila Valério (ES)
Xambioá (TO)
a) Concurso de Redações (não definem o gênero)
b) Categorias: Fundamental I - 3º ao 5º ano / Fundamental II - 6º ao 9º ano / Ensino Médio
c) Voltado aos estudantes dos municípios participantes
d) Temas relacionados a Escola
Premiação:
I) Diversos prêmios para os estudantes e para as escolas (conferir no regulamento)
Prazo: 20 de Maio de 2012
Fonte:
http://bit.ly/regulamento-temposdeescola
Organização:
Instituto Votorantim / Blog Educação
http://www.blogeducacao.org.br
Regulamento:
1. O CONCURSO
O Concurso Tempos de Escola - 4ª edição é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, que visa premiar redações de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas dos municípios brasileiros participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação (ver lista no final do documento).
2. OBJETIVOS
O Concurso Tempos de Escola tem por objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da dedicação aos estudos e o valor da educação para seu desenvolvimento pessoal e da sociedade. Para isso, o Concurso estimula que os alunos produzam textos sobre o universo escolar, registrando histórias e vivências que marcam as relações, as conquistas e os desafios que o ambiente da educação na escola proporciona às pessoas.
3. CATEGORIAS
Em 2012, o Concurso Tempos de Escola terá três categorias:
Categoria 1: ensino fundamental 1
Alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública dos municípios participantes do projeto, regularmente matriculados em 2012.
Categoria 2: ensino fundamental 2
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública dos municípios participantes do projeto, regularmente matriculados em 2012.
Categoria 3: ensino médio
Alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas da rede pública dos municípios participantes do projeto, regularmente matriculados em 2012.
4. TEMAS E FORMATOS
Cada categoria do Concurso Tempos de Escola apresenta um tema central que deverá ser observado pelos alunos participantes para a produção das redações.
Os estudantes poderão elaborar seus textos a partir do gênero literário que desejarem (exemplo: biografia, crônica, poesia ou reportagem, entre outros). Os textos podem refletir as percepções e/ou vivências deles próprios ou de terceiros, mas devem ter enfoque positivo sobre a temática da educação. Não serão aceitas redações com caráter de denúncia.
Categoria 1: ensino fundamental 1
Tema: A escola dos meus sonhos
Orientação: Os alunos deverão escrever sobre a escola que consideram ideal. Podem descrevê-la sob o ponto de vista do espaço físico, do ambiente de relações entre as pessoas, dos assuntos e matérias que gostariam de aprender, das atividades e brincadeiras que gostariam de ter ou de qualquer aspecto do funcionamento da escola que imaginarem.
Apresentação do trabalho: o texto deve ter entre 1.000 e 2.000 caracteres (contando espaços).
Participação: individual
Categoria 2: ensino fundamental 2
Tema: A escola realizando sonhos
Orientação: Os alunos deverão elaborar um texto que revele como a educação contribuiu para uma pessoa da comunidade alcançar seu sonho de vida. Pode ser um professor, um funcionário da escola, um familiar, um líder local ou qualquer outra pessoa da comunidade que o aluno admire e que reconheça o valor da educação na construção da sua trajetória. Para produzir o texto, será necessário entrevistar o personagem escolhido. Entrevistas com outras pessoas que acompanharam a história do personagem e pesquisas de materiais diversos (jornais, livros, etc) também são desejáveis. O personagem não precisa ser famoso, nem ter qualquer projeção na comunidade, o importante é que essa pessoa reconheça o valor da educação na sua história de vida.
Apresentação do trabalho: o texto deve ter entre 1.500 e 2.000 caracteres (contando espaços).
Participação: individual
Categoria 3: ensino médio
Tema: A escola na construção do meu sonho
Orientação: Os alunos deverão elaborar um texto que reflita sobre como a educação que recebe hoje vai contribuir para ele se tornar o cidadão/profissional que quer ser no futuro. A redação deve explorar a relação que o estudante estabelece entre a sua experiência educacional e seu sonho de vida, ou seja, o valor que ele atribui à educação na sua formação. As redações podem focar uma experiência específica que tenha sido marcante para o aluno e influenciado na sua forma de pensar e agir na vida.
Apresentação do trabalho: o texto deve ter entre 2.000 e 3.000 caracteres (contando espaços).
Participação: individual
5. INSCRIÇÃO
A participação dos alunos no Concurso Tempos de Escola será feita unicamente via internet, por meio do preenchimento de uma Ficha de Inscrição, disponível no site do Concurso:
www.blogeducacao.org.br/temposdeescola
A inscrição e o envio dos textos serão feitos em uma única etapa. Cada participante poderá concorrer com somente uma redação (caso envie mais de uma produção, ele será desclassificado), com indicação obrigatória do professor orientador.
Na Ficha de Inscrição deverão ser apontados:
- Dados pessoais e informações para contato;
- Informações para contato com a escola onde estuda;
- Informações para contato com o professor orientador.
6. COMISSÃO JULGADORA
As redações encaminhadas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por um representante do Instituto Votorantim, um representante da Comunidade Educativa CEDAC e representantes de Parceiros do Instituto. As decisões da Comissão Julgadora serão tomadas com base neste Regulamento, de forma soberana e irrecorrível, não cabendo recursos ou esclarecimentos posteriores. As questões não previstas neste Regulamento serão decididas pelo Instituto Votorantim.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Comissão Julgadora avaliará as produções, indicando as melhores para premiação, segundo os critérios:
- Preenchimento correto e veracidade das informações apresentadas na Ficha de Inscrição;
- Qualidade do texto quanto ao domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa: concordância, regência, pontuação, flexão, ortografia e pontuação;
- Qualidade do texto quanto à forma de apresentação em acordo com o gênero literário adotado;
- Qualidade do texto quanto ao conteúdo: pauta adequada ao tema proposto, em termos de pertinência e relevância;
- Qualidade do texto quanto à abordagem do tema: histórias bem contadas, com originalidade e criatividade.
Serão desclassificadas as redações que:
- Não atenderem aos temas propostos para cada categoria;
- Apresentarem linguagem inconveniente ou ofensiva a pessoas ou a instituições, assim como informações com caráter de denúncia;
- Sejam resultado de reprodução (total ou parcial) de outros textos, com o objetivo de burlar as disposições norteadoras deste concurso.
8. DATAS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS
Inscrição: de 01 de março a 20 de maio 2011
Organização e triagem técnica: até 10 de julho de 2012
Seleção pela Comissão Julgadora: até 31 de julho de 2012
Divulgação dos resultados: até 08 de agosto de 2012, no Blog Educação (www.blogeducacao.org.br)
Premiação: agosto e setembro de 2012.
9. PREMIAÇÃO
O Concurso Tempos de Escola premiará até 3 (três) produções por município, sendo um premiado por cada categoria (1, 2 e 3), detalhadas no item 3 deste regulamento. Ou seja, os participantes concorrem apenas com os inscritos da mesma cidade. Também haverá prêmios para os professores orientadores e para as escolas dos alunos vencedores.
Premiação para os alunos
Categoria 1 - Ensino Fundamental 1
a) Bicicleta Caloi Aro 20
b) Publicação do texto no Blog Educação
c) Diploma de participação
d) Kit de livros
Categoria 2 - Ensino Fundamental 2
a) Câmera Digital Sony - DSC-W310 Preta (12.1MP) c/ 4x zoom óptico, LCD 2.7"" e bateria recarregável + memory stick Pro Duo 4GB + carregador de bateria
b) Publicação do texto no Blog Educação
c) Diploma de participação
d) Kit de livros
Categoria 3 - Ensino Médio
a) Netbook HP Mini 110-3120br Preto c/ Intel Atom N455, 2GB, 160GB, Webcam, Wireless, Bluetooth, LED 10.1" e Windows 7 + Office 2010 Starter
b) Publicação do texto em um livro coletivo a ser divulgado em 2012
c) Publicação do texto no Blog Educação
d) Diploma de participação
e) Kit de livros
Premiação por município
Os professores orientadores e as escolas dos alunos vencedores receberão um kit de livros, certificado de participação em nome do Instituto Votorantim e acesso à plataforma FuturaTEC, espaço virtual que disponibiliza as diversas produções educativas elaboradas pelo Canal Futura.
Premiação nacional
O Concurso Tempos de Escola premiará ainda um texto “Destaque Nacional” por categoria. Os três alunos vencedores, assim como os seus professores orientadores, receberão um computador cada.
Os textos premiados serão tema de reportagem exclusiva a ser produzida pelo Canal Futura. A equipe do Canal fará a cobertura na cidade e realizará entrevistas com os alunos, professores e escolas premiadas.
A entrega dos prêmios será feita localmente por um representante do Grupo Votorantim em cerimônia a ser realizada em local e data a ser definida em conjunto com a direção da escola em que o aluno estuda e/ou a Secretaria de Educação da cidade.
O concurso é voltado aos estudantes e escolas dos seguintes municípios:
Arroio Grande (RS)
Barra do Riacho (ES)
Belmiro Braga (MG)
Capão Bonito (SP)
Capão do Leão (RS)
Caravelas (BA)
Catanduva (SP)
Conceição da Barra (ES)
Fortaleza de Minas (MG)
Governador Mangabeira (BA)
Itapeva (SP)
Jacareí (SP)
Jambeiro (SP)
Laranjeiras (SE)
Mucuri (BA)
Matão (SP)
Miraí (MG)
Niquelândia (GO)
Paracatu (MG)
Paulista (PE)
Pedro Canário (ES)
Piraju (SP)
Primavera (PA)
Resende (RJ)
Ribas do Rio Pardo (MS)
Rio Branco do Sul (PR)
Santa Branca (SP)
São Mateus (ES)
São Miguel (SP)
Sobradinho (DF)
Sobral (CE)
Três Marias (MG)
Vazante (MG)
Vila Valério (ES)
Xambioá (TO)